ENTRE SABER(ES) E PODER(ES): O GOVERNAMENTO DOS SUJEITOS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Josí Aparecida de Freitas UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul IFSUL - Instituto Federal Sul-rio-grandense

Resumo

Este trabalho busca discutir as relações entre saber(es) e poder(es) em educação  e o governamento dos sujeitos na modernidade e na pós-modernidade. A partir das contribuições dos Estudos Culturais, saber e poder são analisados, neste texto, como relações sociais que são traduzidas no currículo escolar. Com Tomaz Tadeu da Silva, dizemos que o currículo é considerado, neste ensaio, como artefato cultural, centralmente produtivo, realizado através de relações sociais, o que o caracteriza como um discurso que corporifica narrativas sobre os indivíduos e a sociedade, constituindo-os como sujeitos e, ao mesmo tempo,  regulando, governando as condutas desses indivíduos. A compreensão do sujeito no contexto da filosofia e das ciências sociais nos remeterá a uma análise sobre as concepções pedagógicas que nortearam e norteiam a educação ocidental. Há, neste trabalho, um olhar pós-estruturalista, principalmente a partir de Michel Foucault, que interroga as relações de poder e regulação dos sujeitos  imbricadas nos saberes escolares.

Biografia do Autor

Josí Aparecida de Freitas, UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul IFSUL - Instituto Federal Sul-rio-grandense

Doutoranda em Educação UNISC. Mestra em Educação UNISC.Especialista em Gestão Escolar - Supervisão Educacional pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Licenciada em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Resp. Literaturas, pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Professora e Supervisora Pedagógica no IFSUL Câmpus Venâncio Aires em afastamento para capacitação.

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Publicado

2018-10-14

Como Citar

Freitas, J. A. de. (2018). ENTRE SABER(ES) E PODER(ES): O GOVERNAMENTO DOS SUJEITOS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO. Revista Magistro, 1(17). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/4887

Edição

Seção

Artigos