A RESSIGNIFICAÇÃO DA MÚSICA NO BRASIL: MÍDIA E EDUCAÇÃO MUSICAL

Autores

  • Alessandro Vasconcelos Universidade de Taubaté - UNITAU
  • Letícia Maria Pinto da Costa Unitau - Universidade de Taubaté
  • Rachel Abdala Unitau - Universidade de Taubaté

Resumo

No presente estudo de natureza bibliográfica buscou-se refletir a respeito da dicotomia entre música popular e música popularesca que, atualmente, estão em contextos praticamente indissociáveis, balizados pela indústria cultural das sociedades capitalistas. O estudo também buscou promover uma distinção conceitual entre os contextos popular e erudito sem desconsiderar a importância dessas duas visões para o estudo da música. Visou ainda tratar da Educação Musical de modo que essa área do conhecimento proporcione uma visão histórico-social e identitária em relação ao país por meio da música. Concluímos que as mídias de massa como a televisão e o rádio impõem aos adolescentes e crianças, uma música ligada muito mais à imagem dos artistas do que com a arte em si. Somando estes estereótipos atuais com os poucos incentivos culturais do Estado, vemos na passagem do século XX para o século XXI uma ressignificação cada vez maior da música popular no Brasil.

Biografia do Autor

Alessandro Vasconcelos, Universidade de Taubaté - UNITAU

Artes

Música

Desenvolvimento Humano

Humanas

Letícia Maria Pinto da Costa, Unitau - Universidade de Taubaté

Humanas

Comunicação

Desenvolvimento humano

Rachel Abdala, Unitau - Universidade de Taubaté

Humanas
História
Desenvolvimento humano

Downloads

Publicado

2018-10-14

Como Citar

Vasconcelos, A., Pinto da Costa, L. M., & Abdala, R. (2018). A RESSIGNIFICAÇÃO DA MÚSICA NO BRASIL: MÍDIA E EDUCAÇÃO MUSICAL. Revista Magistro, 1(17). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/4925

Edição

Seção

Artigos