AMBIENTE E DESEMPENHO ESCOLAR: UM ESTUDO COMPARATIVO DO DESEMPENHO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • André Luis dos Santos Barroso Universidade Estadual de Campinas
  • Kátia Eliane Santos Avelar Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM).
  • Maria Geralda de Miranda Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM)
  • Reis Friede Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM)

Resumo

O presente estudo visa apresentar os resultados de pesquisa sobre a relação entre ambiente e desempenho escolar. Parte-se da implementação de um projeto de gestão participativa na escola pesquisada, que buscou desenvolver a consciência da importância da democracia em todos os níveis de atuação social. Entende-se, como premissa do estudo, que se o ambiente não for agradável, democrático e participativo nenhum avanço é possível na educação. Além disso, é preciso respeito, carinho e condições para que os estudantes sejam protagonistas do processo de construção do conhecimento. O estudo se deu através de pesquisa de campo e análise comparativa do desempenho escolar dos alunos das turmas pesquisadas, antes e após a implementação da nova forma de organização mais acolhedora, inclusiva e democrática, bem como pela análise de dados relacionados às depredações ocorridas no patrimônio da escola no mesmo período. Após, apresenta-se gráficos visando demonstrar o impacto na nova forma de gestão educacional. Por fim, o presente trabalho apresenta as conclusões advindas da pesquisa, asseverando que a educação deve ser compreendida como um ato político, em que o indivíduo precisa desenvolver a capacidade de entendimento e compreensão do que ocorre em sua volta. Além disso, conclui-se que mesmo sem infraestrutura com os recursos pedagógicos impecáveis, é possível realizar um processo educacional de qualidade.

Biografia do Autor

André Luis dos Santos Barroso, Universidade Estadual de Campinas

Mestre em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Doutor em História do Programa de Pós-graduação em História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas. Diretor Geral da Unidade Escolar Colégio Estadual Professor José de Souza Marques, bolsista do Laboratório de Pesquisa acerca das Implicações do Ambiente no Processo de Ensino-aprendizagem: Estudo sobre Escolas Públicas do Complexo do Alemão – AMBENAP.

Kátia Eliane Santos Avelar, Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM).

Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1996). Doutora em Ciências também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é coordenadora do Laboratório de Referência Nacional para Leptospirose do Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Professora Titular e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Profissional Interdisciplinar em Desenvolvimento Local do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM).

Maria Geralda de Miranda, Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM)

Mestre em Literatura Comparada com ênfase nos estudos culturais pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Doutora em Letras com ênfase em estudos pós-coloniais, também pela UFF. Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local, do Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM.

Reis Friede, Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM)

Reis Friede é Desembargador Federal, Diretor do Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF), Mestre e Doutor em Direito. Professor e Pesquisador do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Local do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), no Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2018-10-14

Como Citar

Barroso, A. L. dos S., Avelar, K. E. S., de Miranda, M. G., & Friede, R. (2018). AMBIENTE E DESEMPENHO ESCOLAR: UM ESTUDO COMPARATIVO DO DESEMPENHO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Revista Magistro, 1(17). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/4944

Edição

Seção

Artigos