COMUNIDADE CABISTA FILHA DO ISOLMENTO SOCIAL E GEOGRÁFICO: ALGUMAS PARTICULARIDADES CULTURAIS IMATERIAIS DA COMUNIDADE TRADICIONAL PESQUEIRA DE ARRAIAL DO CABO

Autores

  • Manuela Chagas Manhães UENF E UNESA
  • Julio Ramos Esteves Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e Projeto PESCARTE.

Resumo

Este presente artigo retoma a importância das particularidades culturais da comunidade tradicional pesqueira de Arraial do Cabo como fontes de conhecimentos e parte integrante da identidade cultural do multicultural do povo brasileiro. Assim, partimos dos pressupostos de BEGER & LUCKMANN (1985) ao afirmarem que as comunidades, em nosso caso específico, de pesca artesanal, vêm com um acervo de conhecimento que ao longo de sua história, também passou por um processo seletivo e significador para a mesma. Hoje, não seria diferente. Essa comunidade encontra-se no meio social sendo desafiada há todos instantes. É colocada a prova diante de novos enfrentamentos, desde a abertura da estrada pela Companhia Nacional de Álcalis. Há uma redefinição do seu acervo de conhecimentos e suas estruturas significantes. Essa estrada quebrou o isolamento social e geográfico, trouxe uma infraestrutura e paradoxalmente a favelização dos morros com o fluxo de migração desordenada, permitiu que o turismo exacerbado, em suas lindas praias, fosse uma nova realidade, o que possibilitou por outro lado um novo processo de aculturação. Além disso, favoreceu que novas funções sociais pudessem ser desenvolvidas determinando um novo status local em detrimento o que seria ser um pescador artesanal que traz consigo as tradições em torno da pesca.

Biografia do Autor

Manuela Chagas Manhães, UENF E UNESA

Doutoranda do Programa de Pós Graduação de Cognição e Linguagem da Universidade Estadual do Norte Fluminense, mestre em Cognição e Linguagem com área de especificação representações sociais, análise do discurso e semiótica, Bacharel em Ciências Sociais, atualmente profesora da Universidade Estácio de Sá e coordenadora de pós graduação.

Julio Ramos Esteves, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e Projeto PESCARTE.

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com bolsa de doutorado-sandwich na Wilhelms-Universität Münster (Alemanha)) (1998). Atualmente é professor associado iv da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética e Filosofia política e Filosofia da Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: liberdade, natureza, lei moral, fundamentação do Estado moderno e o problema da possibilidade da linguagem privada.

 

Downloads

Publicado

2018-10-14

Como Citar

Manhães, M. C., & Esteves, J. R. (2018). COMUNIDADE CABISTA FILHA DO ISOLMENTO SOCIAL E GEOGRÁFICO: ALGUMAS PARTICULARIDADES CULTURAIS IMATERIAIS DA COMUNIDADE TRADICIONAL PESQUEIRA DE ARRAIAL DO CABO. Revista Magistro, 1(17). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/4957

Edição

Seção

Artigos