A CONSOLIDAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DAS DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PELOS PROFESSORES PDE

Autores

  • Marilúcia dos Santos Domingos Striquer Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
  • Gabriela Pilegi Teixeira

Resumo

A Diretriz Curricular da Educação Básica do Estado do Paraná - Língua Portuguesa, documento orientador da atividade docente dos professores da rede pública de ensino, determina um processo de ensino e aprendizagem pautado nos gêneros discursivos. Com o interesse de saber se os professores estão transpondo a prescrição para a sala de aula, analisamos os trabalhos produzidos pelos participantes do Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE), maior programa de formação continuada docente do estado, a fim de verificar se as propostas de intervenção pedagógicas propostas pelos professores PDE estão com convergência com o que prescreve a Diretriz, uma vez que o Programa objetiva ser ferramenta de consolidação das referidas prescrições. Para tanto, analisamos os artigos produzidos pelos professores PDE – turma 2014, tendo como arcabouço teórico as definições de gêneros discursivos instituídas por Bakhtin (2003) e seus estudiosos brasileiros. Os resultados demonstram que pouco mais da metade dos trabalhos produzidos pelos professores PDE turma 2014 foram organizados a partir da base teórico-metodológica dos gêneros discursivos, não consolidando o que determinam os documentos orientadores da atividade docente.

Biografia do Autor

Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Doutora em Estudos da Linguagem.

Gabriela Pilegi Teixeira

Graduando do curso de Letras/Inglês da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Bolsista de Iniciação Científica CNPQ

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Publicado

2019-10-25

Como Citar

Striquer, M. dos S. D., & Teixeira, G. P. (2019). A CONSOLIDAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DAS DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PELOS PROFESSORES PDE. Revista Magistro, 1(19). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/5176

Edição

Seção

Artigos