WEBQUESTS PARA ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR

Autores

  • Roberta Flavia Ribeiro Rolando Vasconcellos Unigranrio
  • Rainer Alves da Fonseca Unigranrio

Resumo

O surgimento das tecnologias de informação e comunicação (TIC) pode estimular a educação e, com a ajuda da Internet, oferecer novas formas de adquirir conhecimento. Nesse sentido, a expansão, disponibilidade e uso das TIC na educação pode ser um passo para a superação das práticas tradicionais dos professores nas escolas do atual sistema educacional. Este artigo apresenta um produto educacional voltado para o tema biologia celular. Trata-se de um conjunto de 4 webquests, sobre os temas: obesidade infantil, o uso de bebidas alcoólicas na adolescência, desperdício dos alimentos e vitaminas na feira ou na farmácia. As webquests foram aplicadas durante as aulas de ciências, em turmas de 8o ano do ensino fundamental de uma escola da cidade de Belford Roxo, Rio de Janeiro. Os resultados obtidos demostraram que a webquest, pode servir como importante ferramenta tecnológica para ser utilizada na educação básica. A análise dos dados foi feita tanto sobre as atividades elaboradas quanto nas competências atingidas, que foram tabuladas durante os discursos dos alunos nos debates. Sendo assim, foi demonstrado avanço, tanto em sua escrita quanto em seu discurso, relativos aos conhecimentos adquiridos sobre os temas trabalhados durante a intervenção didática.

Biografia do Autor

Roberta Flavia Ribeiro Rolando Vasconcellos, Unigranrio

Programa de pós-graduação em Ensino das Ciências da Educação Básica

Downloads

Publicado

2019-10-25

Como Citar

Vasconcellos, R. F. R. R., & da Fonseca, R. A. (2019). WEBQUESTS PARA ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR. Revista Magistro, 1(19). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/5513

Edição

Seção

Artigos