#ELENÃO: REFLEXÕES SOBRE CIBERATIVISMO FEMINISTA NO BRASIL NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2018

Autores

  • Simone Campos Paulino Unigranrio
  • Silvia Campos Paulino Unigranrio

Resumo

O presente artigo visa analisar, através de pesquisa bibliográfica, o movimento denominado #Elenão, sob a ótica do ciberativismo feminista e da quarta onda feminista insurgente. Utilizando como referencial teórico Castells (2003, 2013), Lévy (1999) e Santaella (2003), no que tange a cibercultura, e Tiburi (2017), Djamila Ribeiro (2017), Muro (2013) para tratar do feminismo e da quarta onda. Além disso, buscaremos conceituar a importância do lugar de fala das mulheres, abordando a subalternidade prelecionada por Spivak (2015), e seus novos contornos dentro do ciberespaço.

Biografia do Autor

Simone Campos Paulino, Unigranrio

Professora de língua portuguesa da secretaria municipal de educação do Rio de Janeiro.

Especialista em Literatura infantil e juvenil (UNIGRANRIO)
Mestra em teoria da literatura e literatura comprada (UERJ)
Doutora em Humanidade, culturas e artes (UNIGRANRIO)

Integrante do grupo de pesquisa Margens da Literatura, literatura das Margens/CnPq e do Núcleo de estudos diferenças, educação, gênero e sexualidades. 

Silvia Campos Paulino, Unigranrio

Advogada, especialista em Direito público e tributário (UCAM-RJ) e ciência política (UNESA-RJ). Mestranda do programa interdisciplinar de Humanidades, culturas e artes (UNIGRANRIO).

Downloads

Publicado

2019-10-25

Como Citar

Paulino, S. C., & Paulino, S. C. (2019). #ELENÃO: REFLEXÕES SOBRE CIBERATIVISMO FEMINISTA NO BRASIL NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2018. Revista Magistro, 1(19). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/5528

Edição

Seção

Artigos