PERSPECTIVAS HISTÓRICAS DO CINEMA: PRIMÓRDIOS, CINEMA INDUSTRIAL AMERICANO E TRAJETÓRIAS DO CINEMA BRASILEIRO

Autores

  • Dostoiewski Mariatt de Oliveira Champangnatte Filmes do Interior Produções Audiovisuais

Resumo

Este trabalho tem como objetivo traçar perspectivas históricas do cinema, partindo de fatos relacionados às convenções de seu nascimento, aos desenvolvimentos relacionados à sua linguagem e às estratégias americanas para a construção de uma indústria cinematográfica própria. A partir disso, o artigo volta-se para trajetórias do cinema brasileiro, abordando as tentativas de elaboração de uma indústria nacional a partir do modelo americano. O movimento Cinema Novo, contrário a esse modelo. A criação/implementação da EMBRAFILME, pela Ditadura Militar, monopolizando o cinema nacional. O fechamento da EMBRAFILME, no governo Collor, e a criação da Lei do Audiovisual, no governo Itamar Franco. A retomada da produção nacional e a influência da Globo Filmes no cinema brasileiro contemporâneo.

Biografia do Autor

Dostoiewski Mariatt de Oliveira Champangnatte, Filmes do Interior Produções Audiovisuais

Cineasta. Pós-doutor em Comunicação pela UERJ. Doutor em Educação pela UERJ. Mestre em Educação pela UNESA. Graduação em Pedagogia pela Alfamérica. Graduação em Comunicação Social - Cinema pela UFF.

Downloads

Publicado

2019-10-25

Como Citar

Champangnatte, D. M. de O. (2019). PERSPECTIVAS HISTÓRICAS DO CINEMA: PRIMÓRDIOS, CINEMA INDUSTRIAL AMERICANO E TRAJETÓRIAS DO CINEMA BRASILEIRO. Revista Magistro, 1(19). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/5548

Edição

Seção

Artigos