A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Autores

Resumo

A educação foi a forma encontrada pelo homem para transmitir a seus descendentes todo o conjunto de valores construídos durante seu desenvolvimento social. Nas escolas brasileiras ainda predomina a Tendência Tradicional de Educação, com aulas eminentemente expositivas e teóricas, na maioria das vezes ministradas somente com o uso do livro didático como instrumento de ensino. O presente estudo busca analisar o posicionamento de professores de Ciências e Biologia quanto à validade do uso de aulas práticas como instrumento de ensino. Para isso, foram entregues formulários a professores de escolas públicas e privadas de municípios do interior do Estado do Rio de Janeiro. Apesar de todos os profissionais entrevistados reconhecerem a importância da realização de aulas práticas, a maioria deles não as ministra rotineiramente, mesmo sendo as Ciências Biológicas inegavelmente de essência prática. Concluiu-se que os professores quase sempre associam práticas a laboratórios/experimentação, esquecendo-se ou até mesmo desconhecendo a validade do uso de outras modalidades de práticas, como jogos, excursões e projetos e limitam-se a ministrar aulas teóricas, apesar de afirmarem poder contar com o apoio das escolas e participação dos alunos.

Biografia do Autor

Leandro de Oliveira Silva, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Mestre em Biociências e Biotecnologia (UENF/CBB/PGBB) e Doutorando em Biotecnologia Vegetal (UENF/CBB/PGBV).

Suély Gomes da Silva, Instituto Federal Fluminense

Licenciada em Ciências Biológicas (UENF) e Mestranda em Ensino e suas Tecnologias (IFF).

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Publicado

2019-10-25

Como Citar

Silva, L. de O., & da Silva, S. G. (2019). A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Revista Magistro, 1(19). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/5659

Edição

Seção

Artigos