SOBRE A ESTÉTICA DA RECEPÇÃO, FRUIÇÃO DA LITERATURA E O MÉTODO RECEPCIONAL NA EDUCAÇÃO LITERÁRIA

Autores

  • Simone Maria Oliveira Coelho e Sales Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED/UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri) https://orcid.org/0000-0002-5172-1006
  • Noemi Campos Freitas Vieira Doutora (2009-2013) e Mestre (2005-2007) em Letras (Teoria da Literatura) pelo Programa de Pós-graduação em Letras da UNESP/São José do Rio Preto-SPProfessora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED/UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri) https://orcid.org/0000-0003-3991-9826

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão sobre a Estética da Recepção e o seu principal elo no processo literário, bem como sobre a Fruição do texto literário e sua importância na formação de leitores. Além disso, consiste em discutir o Método Recepcional, que tem como objetivo criar condições para que o aluno se transforme em um leitor fruidor, sendo capaz de compreender e não apenas de fazer uso do texto literário de forma aleatória. A problemática que se discute neste trabalho é saber como se aborda a leitura de textos literários na escola com o intuito de formar leitores de literatura, fomentando a educação literária, uma vez que nem sempre o professor desperta o gosto pela leitura em seus alunos e consegue torná-los leitores literários em potencial.  

Biografia do Autor

Simone Maria Oliveira Coelho e Sales, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED/UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri)

Possui graduação em LETRAS pela FACULDADE DE FILOSOFIA E LETRAS DE DIAMANTINA (2003). Atualmente é professora efetiva de Língua Portuguesa na E. E. Isaltina Cajubi Fulgêncio, exercendo a função de Diretora (2019/2022) e Mestra pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM na linha de pesquisa Nr 4 - Currículo, Avaliação e Formação de Professores. Tem experiência (15 anos de atuação) na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura.

Noemi Campos Freitas Vieira, Doutora (2009-2013) e Mestre (2005-2007) em Letras (Teoria da Literatura) pelo Programa de Pós-graduação em Letras da UNESP/São José do Rio Preto-SPProfessora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED/UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri)

Professora no curso Licenciatura em Educação do Campo, área Linguagens e Códigos - Literatura, na Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH), da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Membro permanente do corpo docente do Mestrado Profissional em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UFVJM). Doutora (2009-2013) e Mestre (2005-2007) em Letras (Teoria da Literatura) pelo Programa de Pós-graduação em Letras da UNESP/São José do Rio Preto-SP. Possui graduação em Letras (Licenciatura em Português/Inglês e Respectivas Literaturas) pela Universidade Federal de Uberlândia (2003). Atuou como professora substituta na área de Literatura e Prática de Ensino de Literatura no curso de Letras do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (2004-2006; 2008-2010) e no curso semipresencial de Letras da FEIT/UEMG em Ituiutaba-MG (2008). Áreas de interesse: educação literária; formação de leitor literário; letramento literário; literatura brasileira; teoria da literatura.

Downloads

Publicado

2020-10-30

Como Citar

Oliveira Coelho e Sales, S. M., & Freitas Vieira, N. C. (2020). SOBRE A ESTÉTICA DA RECEPÇÃO, FRUIÇÃO DA LITERATURA E O MÉTODO RECEPCIONAL NA EDUCAÇÃO LITERÁRIA. Revista Magistro, 1(21). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/5969

Edição

Seção

Artigos