COMO SE SSEMPRE SSE ACUSTUMOU: AS REGATEIRAS E A CIDADE DE LISBOA (SÉCULOS XIV-XV)

Autores

  • Josena Nascimento Lima Ribeiro Unigranrio (Universidade do Grande Rio)

Resumo

A questão central a ser trabalhada neste artigo leva em consideração o estudo das figuras femininas relacionadas ao pequeno comércio urbano em Lisboa, nos séculos XIV e XV. Esta reflexão se volta para análise das ações das mulheres no espaço citadino, levando em consideração o tempo e as relações entre os gêneros. Será realizada a partir de documentação concelhia da cidade de Lisboa, como as Posturas do Concelho de Lisboa e o Livro das Posturas Antigas, em versões transcritas e publicadas no fim do século XX. Compreendemos que no ambiente urbano com municipalidades em desenvolvimento, as condições desfavoráveis de renda da população mais pobre fizeram com que o trabalho realizado pelas mulheres ganhasse fôlego. Tal cidade medieval, em concretude, utopia e renovação, foi testemunha das mulheres que exerciam funções para o aprovisionamento de Lisboa.

Biografia do Autor

Josena Nascimento Lima Ribeiro, Unigranrio (Universidade do Grande Rio)

Professora colaboradora do curso de História da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO), campus Duque de Caxias. Mestre em História Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF) na área de História Medieval, orientada pela professora Dra. Vânia Leite Fróes.

Downloads

Publicado

2020-03-03

Como Citar

Nascimento Lima Ribeiro, J. (2020). COMO SE SSEMPRE SSE ACUSTUMOU: AS REGATEIRAS E A CIDADE DE LISBOA (SÉCULOS XIV-XV). Revista Magistro, 2(20). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/6014

Edição

Seção

Artigos