CANTIGAS DE RODA E O BRINCAR NA ESCOLA

Autores

Resumo

Nesse artigo refletimos acerca da importância do brincar na educação infantil e as contribuições das cantigas de roda e das brincadeiras para a prática pedagogia lúdica na escola. Buscamos responder o seguinte questionamento: de que forma as experiências infantis com cantigas de roda, o brincar e as brincadeiras na educação infantil contribuem com o processo de aprendizagem da criança? Para responder essa pergunta, realizamos uma pesquisa bibliográfica a partir das ideias dos seguintes autores: Oliveira (2007); Craidy e Kaercher (2001); Kishimoto (2010). Essa base teórica nos ajudou a construir um breve histórico da educação infantil, a legislação pertinente e suas principais concepções, combinada ao papel do brincar, da brincadeira e das cantigas de roda no cotidiano das crianças de educação infantil. Dessa literatura, observamos que essas experiências de ludicidade são espaços e instrumentos para a criação, curiosidade e descoberta e, claro, aprendizagem. Daí, a importância do professor utilizar-se do brincar e das cantigas de roda em sua prática pedagógica, possibilitando a criança experimentar diversos sentimentos e experiências educativas, que além de instigar a criança ao desenvolvimento próprio, ajuda a superar suas limitações.

Biografia do Autor

Mirian Moreira Lira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade São Francisco da Paraíba (2013). Pós-Graduada em Psicopedagogia Institucional, Pós graduanda em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional. Mestre em Ensino pela Universidade do Estado do Rio rande do Norte (2019)

Maria Audênora das Neves Silva Martins, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Possui graduação em Artes Práticas (1982), Pedagogia (1988) e Filosofia (1995) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bacharel em Direito pela Faculdade Estácio de Natal/RN (2013). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003)

Simone Cabral Mario dos Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Professora do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Campus de Pau dos Ferros). É Graduada em Ciências Sociais pela UERN (1999), mestre em Sociologia Rural pela UFPB (2002) e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN (2012).

Downloads

Publicado

2020-10-30

Como Citar

Lira, M. M., Martins, M. A. das N. S., & Santos, S. C. M. dos. (2020). CANTIGAS DE RODA E O BRINCAR NA ESCOLA. Revista Magistro, 1(21). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/6037

Edição

Seção

Artigos