CANTIGAS DE RODA E O BRINCAR NA ESCOLA
Resumo
Nesse artigo refletimos acerca da importância do brincar na educação infantil e as contribuições das cantigas de roda e das brincadeiras para a prática pedagogia lúdica na escola. Buscamos responder o seguinte questionamento: de que forma as experiências infantis com cantigas de roda, o brincar e as brincadeiras na educação infantil contribuem com o processo de aprendizagem da criança? Para responder essa pergunta, realizamos uma pesquisa bibliográfica a partir das ideias dos seguintes autores: Oliveira (2007); Craidy e Kaercher (2001); Kishimoto (2010). Essa base teórica nos ajudou a construir um breve histórico da educação infantil, a legislação pertinente e suas principais concepções, combinada ao papel do brincar, da brincadeira e das cantigas de roda no cotidiano das crianças de educação infantil. Dessa literatura, observamos que essas experiências de ludicidade são espaços e instrumentos para a criação, curiosidade e descoberta e, claro, aprendizagem. Daí, a importância do professor utilizar-se do brincar e das cantigas de roda em sua prática pedagógica, possibilitando a criança experimentar diversos sentimentos e experiências educativas, que além de instigar a criança ao desenvolvimento próprio, ajuda a superar suas limitações.