A MULHER IMIGRANTE E SUA VULNERABILIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO: UMA REVIVÃO DE LITERATURA

Autores

  • Mariana Bruno Pinto Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Marcela Caroline Pereira Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Édina Schimanski Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Wilena Margraf Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

O assunto migrações e sua relação com gênero, trabalho e vulnerabilidade começa a entrar na esfera acadêmica nos últimos anos, sendo que a partir de então a temática ganha um corpus teórico mais expressivo. Portanto, o presente artigo tem como objetivo abordar a migração feminina como direito humano e fenômeno social, trazendo dados dados das produções científicas mais atuais no que diz respeito a vulnerabilidade da mulher que migra no âmbito do trabalho como forma de sobrevivência econômica e social. O estudo apresenta uma análise e interpretação dos trabalhos disponibilizados nas plataformas online SciELO e CAPES tendo em vista a temática proposta. Para tanto, foi utilizado a busca nas ferramentas pelos termos "imigrantes" e "direitos humanos".

Os resultados indicam que há necessidade de maior estudo a respeito dos marcadores sociais em termos da relação da mulher e migrante no mercado de trabalho.

Downloads

Publicado

2020-10-30

Como Citar

Pinto, M. B., Pereira, M. C., Schimanski, Édina, & Margraf, W. (2020). A MULHER IMIGRANTE E SUA VULNERABILIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO: UMA REVIVÃO DE LITERATURA. Revista Magistro, 1(21). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/6164

Edição

Seção

Artigos