DESIGN DE LOJA E MERCHANDISING VISUAL: ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS UTILIZADAS EM LOJAS DE VESTUÁRIO BRASILEIRO
Resumo
No atual cenário de constantes transformações e alta competitividade, dispender atenção aos consumidores tem sido o foco das estratégias de marketing empresarial no varejo. Assim, o design de loja e o merchandising visual são identificados como ferramentas cruciais para o sucesso no processo de compra. Dessa forma, este estudo objetiva analisar comparativamente as estratégias de design de loja e merchandising visual em dez lojas de vestuário brasileiras, sob a perspectiva dos elementos de design e merchandising apresentados por Malhotra (2013). Para tanto, realizou-se uma coleta de dados in loco utilizando-se a observação não participante em um shopping da cidade de Florianópolis-SC, e, posteriormente, uma coleta de dados secundários a partir da análise das mídias digitais oficiais de cada uma das dez empresas selecionadas para este estudo. As lojas foram analisadas com base nos cinco princípios: design externo; ambientação; layout interno; sinalização interna; e equipe. Os resultados apontam que o mercado de vestuário brasileiro tem ciência quanto à utilização dessas ferramentas, mas não faz uso de todas elas. Percebeu-se a priorização por: layout livre de estilo butique; boa higienização, climatização e segurança; a não utilização de uniformes, sendo utilizadas roupas da própria loja; e, a alta inserção nas mídias digitais.Downloads
Publicado
2020-10-30
Como Citar
Sousa Júnior, J. H. de, Cardoso, J. G., Iwaya, G. H., & Rocha, R. A. da. (2020). DESIGN DE LOJA E MERCHANDISING VISUAL: ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS UTILIZADAS EM LOJAS DE VESTUÁRIO BRASILEIRO. Revista Magistro, 1(21). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/6169
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Seção
Artigos