AS CONCEPÇÕES E PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DAS(OS) PROFESSORAS(ES) DE GOVERNADOR MANGABEIRA-BA SOBRE GÊNERO EM SALA DE AULA

Autores

  • Laila Machado Cerqueira
  • Lucas Ribeiro Campos

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender as concepções e propostas pedagógicas dos docentes da cidade de Governador Mangabeira-BA sobre as discussões de gênero em sala em de aula. A metodologia adotada na pesquisa se caracteriza pela natureza qualitativa e tipo descritiva, com a coleta de dados através de entrevista semiestruturada. Os resultados apontam que muitos(as) professores(as) reconhecem a importância das discussões de gênero em sala de aula, mas desconhecem os debates teóricos na educação, reproduzem notícias falsas, como a ideia de que existe “ideologia de gênero”, e possuem algumas ressalvas sobre a idade correta para inserir esse assunto nas aulas.

 

Palavras-chave: Gênero. Educação. Propostas pedagógicas.

Biografia do Autor

Laila Machado Cerqueira

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Maria Milza

Lucas Ribeiro Campos

Doutorando em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Bahia (PPGH-UFBA). Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Bahia (PPGH-UFBA). Graduado em História pela UFBA.


Downloads

Publicado

2021-10-01

Como Citar

Cerqueira, L. M., & Campos, L. R. (2021). AS CONCEPÇÕES E PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DAS(OS) PROFESSORAS(ES) DE GOVERNADOR MANGABEIRA-BA SOBRE GÊNERO EM SALA DE AULA. Revista Magistro, 1(23). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/6694

Edição

Seção

Dossiê ESTUDOS DE GÊNERO E EDUCAÇÃO CRÍTICA