Andragogia na Antiguidade Grega: Disquisição com Base em Diógenes Laércio e Plutarco

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Resumo

Este artigo oferece uma leitura atenta e sistemática de Diógenes Laércio e Plutarco, biógrafos que, no início da era cristã, reproduziram tradições mais antigas acerca da vida dos principais filósofos gregos e seu relacionamento com os discípulos, a fim de identificar as características da educação de adultos (andragogia), na Antiguidade Grega. A leitura se ateve a aspectos como convivência, rotina de aprendizado, natureza do vínculo, valores e incentivos a emulação. Ainda que as biografias estudadas possam não corresponder sempre e exatamente à realidade dos fatos, elas revelam os estereótipos e as expectativas que marcavam a andragogia nesse período incipiente da história da educação.

Biografia do Autor

Milton Luiz Torres, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP-EC)

Doutor em Letras Clássicas - USP
Pós-doutro em Estudos Literários - UFMG
Professor do Mestrado Profissional em Educação
e dos Cursos de Letras & Tradutor e Intérprete do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP-EC)

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Publicado

2022-03-30

Como Citar

Torres, M. L. (2022). Andragogia na Antiguidade Grega: Disquisição com Base em Diógenes Laércio e Plutarco. Revista Magistro, 2(24). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/6807

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Seção

Artigos