TDAH E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: RELATOS E EXPERIÊNCIAS

Autores

  • Karolyne Luna do Nascimento Universidade Regional do Cariri (URCA).
  • Cícero Eugênio Tomaz Alves Universidade Regional do Cariri (URCA).
  • Martha Milene Fontenelle Carvalho Universidade Regional do Cariri (URCA).

Resumo

Buscamos discutir o TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade abordando as dificuldades de aprendizagem nas crianças com esse transtorno, além de, debater a importância do papel da escola e da família, como contribuintes no desenvolvimento escolar. Nesse contexto apresentaremos dois relatos pessoais onde ambas apresentam suas experiências com o TDAH, desse modo fazemos uma discussão do ponto de vista de quem convive com esse transtorno. A pesquisa dialoga sobre o papel do professor, da escola e da família como partes do processo inclusivo da criança com TDAH.

Biografia do Autor

Karolyne Luna do Nascimento, Universidade Regional do Cariri (URCA).

Graduanda no curso de Licenciatura Letras pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Participou como bolsista da Pró-reitoria de pós graduação e pesquisa (PRPGP) atuando no Núcleo de Acessibilidade da Universidade Regional do Cariri (NUARC).

 

Cícero Eugênio Tomaz Alves, Universidade Regional do Cariri (URCA).

Graduando do curso de licenciatura Letras - Inglês pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Participou como bolsista do programa de estágio extracurricular no Núcleo de acessibilidade da Universidade Regional do Cariri (NUARC).

Martha Milene Fontenelle Carvalho, Universidade Regional do Cariri (URCA).

Doutoranda em Letras na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN. Mestrado em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Educação Especial-formação continuada de professores para o Atendimento Educacional Especializado, pela Universidade Federal do Ceará(UFC). Especialista em Psicopedagogia, pela Faculdade Integradas de Patos (FIP). Especialista em Educação Especial Inclusiva com Ênfase no Atendimento Educacional Especializado, pela Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN). Especialista em Braille pela Faculdade FAVENI. Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Hoje, professora pesquisadora efetiva da Universidade Regional do Cariri - URCA, departamento de Línguas e Literaturas, com a disciplina de Braille-Sistema de Leitura e Escrita. Membro do grupo gestor do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Regional do Cariri (NUARC).

Downloads

Publicado

2021-10-01

Como Citar

Luna do Nascimento, K., Tomaz Alves, C. E., & Fontenelle Carvalho, M. M. (2021). TDAH E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: RELATOS E EXPERIÊNCIAS. Revista Magistro, 1(23). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/6858

Edição

Seção

Artigos