EXPERIÊNCIAS MESSIÂNICAS NO JUDAÍSMO ANTIGO: MESSIANISMO DAVÍDICO E RESTAURACIONISMO

Autores

Resumo

Este artigo apresenta, através de leituras que estão dispersas ao longo da Bíblia Hebraica, duas categorias cunhadas para se compreender o messianismo, desenvolvidas pelo estudioso do judaísmo Gershom Scholem, as quais definem a experiência do messianismo como “restaurativo” e “utópico-catastrófico”. De acordo com essa proposta, enquanto a primeira classificação se refere ao messianismo que é produto da propaganda ideológica monárquica, a segunda se refere à manifestação do messianismo que surge da insatisfação com a opressão e com as condições histórico-sociais do povo que as registrou em determinados textos. Para preservar as variedades das autênticas expressões dos textos bíblicos, fomos reticentes ao aplicar as categorias nas narrativas bíblicas em determinados momentos em que não ficaram evidentes suas correspondências.

Biografia do Autor

Cristiano Rodrigues de Lima, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Possui Licenciatura Plena em Letras - Português e Inglês pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2001); possui graduação em Teologia (curso livre) pela Faculdade Evangélica de São Paulo (2013) e é Bacharel em Teologia (reconhecimento do MEC) pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo (2015); possui especialização lato sensu em Tradução: Inglês/Português pelo Centro Universitário Anhanguera de São Paulo (2011). Também possui certificado internacional de proficiência em língua inglesa nível FCE (First Certificate in English - 2013) pela Universidade de Cambridge da Inglaterra. É professor de língua inglesa e portuguesa na Escola Estadual Simon Bolívar e na PEI Deputado Gregório Bezerra. Atualmente suas pesquisas se concentram nos temas da religião, teologia e literatura inglesa (literatura fantástica e maravilhosa).

 

Francisco Benedito Leite, Universidade de São Paulo

Bacharel em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2006-2010) e em Letras (Português-Grego) pela Universidade de São Paulo (2013-2017), Licenciado em Letras (Português) pela Universidade Cruzeiro do Sul, Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2010-2012) e Doutor em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Atualmente é docente no curso de Bacharel em Teologia da Faculdade Messiânica (Fundação Mokiti Okada). Tem experiência na área de Teologia e Linguagens da Religião, com ênfase em Teologia Bíblica e Discurso Religioso.

Downloads

Publicado

2022-03-30

Como Citar

de Lima, C. R., & Leite, F. B. (2022). EXPERIÊNCIAS MESSIÂNICAS NO JUDAÍSMO ANTIGO: MESSIANISMO DAVÍDICO E RESTAURACIONISMO. Revista Magistro, 2(24). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/7103

Edição

Seção

Artigos