Marginalidades e lirismo: Caminhos poéticos de Moduan Matus

Autores

  • Idemburgo Pereira Frazão UNIGRANRIO
  • Yann de Almeida Nascimento

Resumo

O artigo que aqui se apresenta visa à reflexão sobre aspectos da obra do poeta iguaçuano Edgard Vieira Matos (Moduan Matus), que partem de questões identitárias importantes da Baixada Fluminense e chegam a um maior aprofundamento da relação do poeta com o seu lugar. Entende-se, aqui, como lugar, seguindo os estudos do geógrafo humanista Yi-fu Tuan, um espaço que se tornou mais íntimo, em termos psicológicos. O artigo discorre sobre a problemática da poesia marginal, de 1970, passando por uma rápida menção à relação da “geração mimeógrafo” com o momento político em que vivia (A Ditadura Civil-militar), chegando à análise de textos cujos versos apontam para uma visão mais lírica da existência e do amor, propriamente dito.

Biografia do Autor

Idemburgo Pereira Frazão, UNIGRANRIO

Doutor em Literatura Comparada pela UFRJ; Mestre em Literatura Brasileira pela UERJ. Professor da graduação e do Mestrado e do Doutorado em Humanidade Culturas e Artes da UNIGRANRIO. Líder do grupo Margens da Literatura/CNPq.  Autor de obras como Lima Barreto: Diálogos marginais e identidades periféricas; A poética Identitária de Moduan Matus; Entrelinhas: Burocracia e imaginação nos romances de Cyro dos Anjos, dentre outras.

Yann de Almeida Nascimento

Bolsista de Iniciação Vientífica da Funadesp, Graduando em Letras.

Downloads

Publicado

2022-03-30

Como Citar

Frazão, I. P., & Nascimento, Y. de A. (2022). Marginalidades e lirismo: Caminhos poéticos de Moduan Matus. Revista Magistro, 2(24). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/7122

Edição

Seção

Artigos