Documentário policial na mira da ficção: como narrativas audiovisuais embaralham as pistas do gênero dramático

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Resumo

Este artigo relaciona o documentário policial com as características da narrativa ficcional. A hipótese levantada é a de que os documentários policiais em formato de seriados, que aqui chamamos de “documentários Expandidos”, estão sendo contaminados pela utilização de recursos familiarizados na ficção audiovisual, auxiliados pelo processo de espetacularização do crime. Serão analisados e descritos elementos utilizados na edição e no roteiro dos episódios de: O Caso Evandro, da Globoplay, e O desaparecimento de Madeleine MCCann, Grégory e Elize Matsunaga: Era uma vez um crime, da Netflix.  

Biografia do Autor

Tatiana Helich Lopes, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutoranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio. Membro do Grupo de Pesquisa Narrativas da vida moderna na cultura midiática - dos folhetins às séries audiovisuais.

Valmir Moratelli, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Doutorando em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio. Membro do Grupo de Pesquisa Narrativas da vida moderna na cultura midiática - dos folhetins às séries audiovisuais.

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Publicado

2022-03-30

Como Citar

Lopes, T. H., & Moratelli, V. (2022). Documentário policial na mira da ficção: como narrativas audiovisuais embaralham as pistas do gênero dramático. Revista Magistro, 2(24). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/7204

Edição

Seção

Artigos