O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA MUSICALIZAÇÃO NO COTIDIANO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo principal, destacar o papel relevante da música na aprendizagem, bem como desenvolver a capacidade de compreensão e expressão de diversas manifestações artísticas através de uma prática criativa, englobando apreciações, composições, confecção de instrumentos musicais, memorização e desenvolvimento motor. A música pode ser utilizada como recurso didático nos estudos em sala de aula, onde a mesma com seu ritmo e estilo demonstra padrões culturais, codifica mensagens e produz ensinamento, desperta emoções, está presente na vida do ser humano com maior ou menor intensidade, ela é um eficaz instrumento para incentivar a aprendizagem do aluno e inovar, fazendo a diferença na escola. A escolha do referido tema surgiu da necessidade de trabalhar a música nas aulas e desse modo, propõe-se um trabalho diferenciado, a fim de torná-las mais prazerosas e agradáveis. A música é uma das linguagens artísticas mais acessíveis, entre todas é a que está mais presente no quotidiano dos alunos. Na Educação Fundamental, o lúdico vai além de implantar currículos; alunos sem recursos ou com necessidades especiais requerem que o professor esteja sempre numa renovada formação continuada. A partir daí, se faz necessário o ensino da música, onde a criança brinca, se diverte e aprende com maior atenção, e assim, o professor de forma lúdica consegue que o aluno sinta prazer na aula dada. Sendo assim, considera-se que as atividades em torno da música se constituem em um recurso infalível para quem ensina e quem aprende, promovendo uma atmosfera plausível e uma maior interação entre alunos e professores.
Palavras-chave: Música; Prática Pedagógica; Linguagens Artísticas.