Usos Narrativos do Passado: A História como Ingrediente na Gestão de Empresas de Alimentos em Petrópolis (RJ)

Autores

Resumo

O artigo busca compreender como a história é incorporada na comunicação das empresas no segmento de alimentação em Petrópolis. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa exploratória junto a marcas tradicionais, visando à identificação do uso do passado em suas comunicações. Posteriormente, foi feita uma pesquisa junto à empresa Coisas da Fazenda, utilizando-se a análise de narrativa, que constituiu dois temas: (1) Usos Narrativos do Passado e (2) Futuros Pretendidos. Os resultados revelaram que a empresa recorre ao passado para construir suas narrativas no presente, tanto no âmbito interno, perante colaboradores e fornecedores; quanto no externo, junto aos clientes e à sociedade. Assim, o artigo demonstra como o passado é utilizado pelas empresas e incorporado em suas narrativas, visando alcançar futuros pretendidos.

Biografia do Autor

José Lazarino Ferrari, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG/PUC-Rio)

Mestre em administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE - FGV/RJ), graduado em comunicação social pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pós-graduado em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Professor titular da Facudade Arthur Sá Earp Neto (FASE) e da Universidade Católica de Petrópolis. Tem experiência na área de Administração e Comunciação Social, com ênfase em marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa histórica em Administração, sensemaking, narrativas, marketing social, gestão do trabalho voluntário, conselhos corporativos e responsabilidade social.

Paula Furtado Hartmann de Queiroz Monteiro, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG/PUC-Rio)

Graduada em Administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004) e mestre em Administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG-PUC-Rio). Experiência profissional no segmento de telecomunicações, nas áreas de planejamento, operacional e comercial. Áreas de interesse de pesquisa: carreira e trajetórias profissionais, inserção no mercado de trabalho; e estudos feministas na administração.

Alessandra de Sá Mello da Costa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG/PUC-Rio)

Professora Associada da Área de Estudos Organizacionais do Departamento de Administração (IAG) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Coordenadora da sua Pós-Graduação em Administração de Empresas. Membro da Comissão de Carreira Docente do Centro de Ciências Sociais (CCS) da PUC-Rio. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 e Bolsista CNPq - Edital Universal/2018. Bolsista FAPERJ Jovem Cientista do Nosso Estado - 2020. Doutora em Administração pela EBAPE - Fundação Getulio Vargas, Mestre em Administração de Empresas pelo IBMEC-RJ e Graduada em Administração e em História. Coordenadora eleita da Divisão de Estudos Organizacionais (EOR) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) para o triênio 2018-2020. Membro do Comitê Científico da Divisão Acadêmica Estudos Organizacionais (EOR) da ANPAD (2015/2017). Consultora de Projetos de Fomento da CAPES e CNPq. Membro de Comitês de Avaliação da CAPES. Membro do Corpo Editorial dos periódicos Cadernos EBAPE.BR (FGV), Revista Organizações & Sociedade (UFBA), Revista Pensamento Contemporâneo em Administração (UFF) e Observatório Nacional de Turismo (FGV), também atua como revisora de periódicos nacionais e internacionais tais como: Organization, Management Learning, Journal of Management History (JMH), Qualitative Research in Organizations and Management (QROM), Revista de Administração Pública (RAP), Revista de Administração Contemporânea (RAC), Revista de Administração de Empresas (RAE), Revista Organizações & Sociedade (UFBA), BAR (Brazilian Administration Review), entre outras. Líder do Grupo Pesquisa Histórica em Administração, possui interesse de pesquisa nas áreas de: (1) História, Memória e Organizações; (2) Comunicação, Identidade e Discursos Organizacionais; e (3) Teorias Organizacionais e Perspectivas Críticas.

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Publicado

2022-03-30

Como Citar

Ferrari, J. L., de Queiroz Monteiro, P. F. H., & Costa, A. de S. M. da. (2022). Usos Narrativos do Passado: A História como Ingrediente na Gestão de Empresas de Alimentos em Petrópolis (RJ). Revista Magistro, 2(24). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/7278

Edição

Seção

Artigos