A autoavaliação docente: Caminhos reflexivos para uma prática transformadora

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Resumo

O artigo tem como objetivo analisar a importância da autoavaliação docente em seu processo contínuo formativo. Através de 15 fichas localizadas no almoxarifado da Escola Municipal Expedicionário Aquino de Araújo, instituição localizada em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, tornou possível compreender os discursos produzidos pelos professores por meio de suas ações revisitadas. A produção de sentidos e significados através dos questionamentos docentes sobre a sua conduta na escola, nos levou ao entrecruzamento das vozes destes educadores, que buscaram a interrogar a si próprios na compreensão da sua dimensão educadora. Michel Foucault (2014) a partir do referencial teórico discursos, nos ajudam a compreender o lugar de fala do professor no seu campo profissional. Através de Pierre Bourdieu (2011, 2015) entendemos a escola enquanto um campo social marcado por distintas (re)leituras produzidas por seus agentes, que ocupam posições específicas. Certeau (2013) os auxilia a compreender o conceito de cotidiano e sua aplicabilidade no contexto escolar, enquanto um lugar emanado de tensões conflitantes entre seus sujeitos que produzem estratégias necessárias para a condução de seu ofício.

Palavras – chave: autoavaliação; discursos; Processo contínuo formativo.

 

Teacher self-assessment: Reflective paths for a transformative practice

Abstract

The article aims to analyze the importance of teacher self-assessment in their continuous training process. Through 15 files located in the warehouse of the Expedicionário Aquino de Araújo Municipal School, an institution located in Duque de Caxias, in the Baixada Fluminense, it became possible to understand the discourses produced by the teachers through their revisited actions. The production of meanings and meanings through the teachers' questioning about their behavior at school, led us to the intersection of the voices of these educators, who sought to question themselves in the understanding of their educational dimension. Michel Foucault (2014) from the theoretical framework of discourses, help us to understand the place of the teacher's speech in his professional field. Through Pierre Bourdieu (2011, 2015) we understand the school as a social field marked by different (re)readings produced by its agents, who occupy specific positions. Certeau (2013) helps them to understand the concept of everyday life and its applicability in the school context, as a place emanating from conflicting tensions between its subjects that produce necessary strategies for the conduct of their craft.

Keywords: self-assessment, discourses, Continuous formative process.

Biografia do Autor

Vinicius Kapicius Plessim, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Faculdade de Educação da Baixada Fluminense

Doutorando em educação pela Universidade do São Paulo (FEUSP). Mestre em educação, cultura e comunicação em periferias urbanas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (UERJ/FEBF).

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Publicado

2022-10-11

Como Citar

Kapicius Plessim, V. (2022). A autoavaliação docente: Caminhos reflexivos para uma prática transformadora. Revista Magistro, 1(25). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/7286

Edição

Seção

Artigos