APRENDIZAGEM POR INVESTIGAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS - PRODUZINDO CONHECIMENTO COM REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS

Autores

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de um projeto que procurou promover o letramento digital e a educação ambiental. Utilizando o conceito de cultura maker, A ideia era usar a tecnologia como mediadora na produção de conhecimento em sala de aula, dando liberdade para a escolha de objetos de estudo, permitindo o uso autônomo e criativo de ideias e recursos e, principalmente, motivando a aprendizagem através da investigação e da gestão de projetos. Os alunos reutilizaram materiais presentes em seu dia-a-dia para construir seus projetos, provocando o debate sobre conscientização ambiental, especialmente pelo cuidado com os 3 R’s (reduzir, reutilizar e reciclar). O trabalho foi realizado em uma escola municipal de São Paulo com alunos de 5º ano e produziu resultados positivos na aprendizagem e na motivação dos estudantes.

Palavras-chave: Letramento Digital. Protagonismo. Cultura Maker.

Biografia do Autor

Aline Gomes Vidal

Bacharelado e Licenciatura em História (USP)

Mestra em Letras (USP)

Atualmente leciona história na Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP)

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Publicado

2022-10-11

Como Citar

Vidal, A. G. (2022). APRENDIZAGEM POR INVESTIGAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS - PRODUZINDO CONHECIMENTO COM REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS. Revista Magistro, 1(25). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/7307

Edição

Seção

Artigos