POLÍTICAS PÚBLICAS DE INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA E APERFEIÇOAMENTO DOCENTE EM GOIÁS
Resumo
Neste artigo apresenta-se uma trajetória das políticas públicas de integração tecnológica e aperfeiçoamento docente desde o final da década de 1990, quando começam a surgir políticas educacionais nesse campo tecnológico e faz-se uma consideração sobre o ciclo de políticas, na perspectiva de Klaus Frey. Nesse ponto é apresentado o aporte teórico da análise de conteúdo, na concepção de Bardin (1979), o que permitirá um estudo do “Guia de Recursos para Atividades Pedagógicas” do CEPFOR / SEDUC Goiás, fazendo uma análise interpretativa da sua intencionalidade como material de auto formação e capacitação pedagógica. Dessa forma, serão discutidos, em análise, os elementos que compõem o material, os tutoriais criados para ensinar os professores a lidar com os aplicativos e softwares, além de estabelecer uma relação entre o uso das novas tecnologias e a transformação da prática pedagógica pautada pela incorporação dessas novas tecnologias na sala de aula, abrangendo todo o processo de aquisição do conhecimento em uma perspectiva de ensino e aprendizagem dinâmica.