POLÍTICAS PÚBLICAS DE INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA E APERFEIÇOAMENTO DOCENTE EM GOIÁS

Autores

  • Dostoiewski Mariatt de Oliveira Champangnatte Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Faculdade de Inhumas - Goiás
  • Vanessa de Souza Rezende Mestrado em Educação - FACMAIS Secretaria de Estado de Educação de Goiás

Resumo

Neste artigo apresenta-se uma trajetória das políticas públicas de integração tecnológica e aperfeiçoamento docente desde o final da década de 1990, quando começam a surgir políticas educacionais nesse campo tecnológico e faz-se uma consideração sobre o ciclo de políticas, na perspectiva de Klaus Frey. Nesse ponto é apresentado o aporte teórico da análise de conteúdo, na concepção de Bardin (1979), o que permitirá um estudo do “Guia de Recursos para Atividades Pedagógicas” do CEPFOR / SEDUC Goiás, fazendo uma análise interpretativa da sua intencionalidade como material de auto formação e capacitação pedagógica. Dessa forma, serão discutidos, em análise, os elementos que compõem o material, os tutoriais criados para ensinar os professores a lidar com os aplicativos e softwares, além de estabelecer uma relação entre o uso das novas tecnologias e a transformação da prática pedagógica pautada pela incorporação dessas novas tecnologias na sala de aula, abrangendo todo o processo de aquisição do conhecimento em uma perspectiva de ensino e aprendizagem dinâmica.

Biografia do Autor

Dostoiewski Mariatt de Oliveira Champangnatte, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Faculdade de Inhumas - Goiás

Cineasta. Pós-doutor em Comunicação pela UERJ. Doutor em Educação pela UERJ. Mestre em Educação pela UNESA. Graduação em Pedagogia pela Alfamérica. Graduação em Comunicação Social - Cinema pela UFF.

Vanessa de Souza Rezende, Mestrado em Educação - FACMAIS Secretaria de Estado de Educação de Goiás

Professora. Mestre em Educação.

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Publicado

2022-03-30

Como Citar

Champangnatte, D. M. de O., & Rezende, V. de S. (2022). POLÍTICAS PÚBLICAS DE INTEGRAÇÃO TECNOLÓGICA E APERFEIÇOAMENTO DOCENTE EM GOIÁS. Revista Magistro, 2(24). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/7324

Edição

Seção

Artigos