OS GÊNEROS MULTIMODAIS E SUA PRESENÇA NAS ATIVIDADES ACADÊMICAS

Autores

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar quais são os gêneros textuais multimodais utilizados nos ambientes virtuais e as ferramentas de aprendizagem trabalhadas pelos docentes do curso de Pedagogia de uma universidade particular do interior de São Paulo. Considerando a necessidade da utilização e elaboração de diferentes ferramentas, para os novos espaços virtuais de aprendizagem, faz-se necessário identificar e conhecer essas ferramentas já disponíveis para o processo de ensino-aprendizagem e, investigar quais gêneros textuais multimodais e digitais estão sendo utilizados em solo acadêmico. Este trabalho tem como metodologia o caráter bibliográfico, mapeando as produções acadêmicas sobre a temática em questão (FERREIRA, 2002) e a associação do aporte teórico com a realidade acadêmica através da aplicação de questionários que permitiu analisar o perfil docente e sua compreensão do trabalho com os gêneros de textos multimodais. O tratamento conferido aos dados, permitiu depreender o que o docente compreende e domina no que diz respeito aos gêneros textuais multimodais incorporados em sua prática. Assim, fica evidente que é um saber em construção, visto que, há contradições no trabalho docente e que, também, é de suma importância investir na formação continuada focada no ensino e análise dos gêneros multimodais que cada vez mais estão presentes em nossas práticas sociais e acadêmicas.

Palavras-chave: Gêneros textuais multimodais; Ferramentas de ensino; Multiletramento.

Biografia do Autor

Sophia Costa Nascimento, Universidade São Francisco - USF

Graduanda em Pedagogia e participante do Projeto de Iniciação Científica.

Juliana Bacan Zani, Universidade São Francisco - USF

Professora e assessora do curso de Pedagogia da Universidade São Francisco (USF). É doutora em Educação pela Universidade São Francisco, fez um estágio de doutorado em Didática de Línguas e formação de professores na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra (UNIGE), sob a orientação do professor Joaquim Dolz. Atualmente realiza estágio de pós-doutoramento sob a supervisão da prof.ª Luzia Bueno. Membro do grupo ALTER-AGE (Análise da Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações; e Análise de Gêneros Textuais) e ALTER-LEGE (Análise de Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações: Letramento, Gêneros Textuais e Ensino).

Downloads

Publicado

2023-05-07

Como Citar

Costa Nascimento, S., & Bacan Zani, J. (2023). OS GÊNEROS MULTIMODAIS E SUA PRESENÇA NAS ATIVIDADES ACADÊMICAS. Revista Magistro, 2(26). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/7381

Edição

Seção

Artigos