OS GÊNEROS MULTIMODAIS E SUA PRESENÇA NAS ATIVIDADES ACADÊMICAS
Resumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar quais são os gêneros textuais multimodais utilizados nos ambientes virtuais e as ferramentas de aprendizagem trabalhadas pelos docentes do curso de Pedagogia de uma universidade particular do interior de São Paulo. Considerando a necessidade da utilização e elaboração de diferentes ferramentas, para os novos espaços virtuais de aprendizagem, faz-se necessário identificar e conhecer essas ferramentas já disponíveis para o processo de ensino-aprendizagem e, investigar quais gêneros textuais multimodais e digitais estão sendo utilizados em solo acadêmico. Este trabalho tem como metodologia o caráter bibliográfico, mapeando as produções acadêmicas sobre a temática em questão (FERREIRA, 2002) e a associação do aporte teórico com a realidade acadêmica através da aplicação de questionários que permitiu analisar o perfil docente e sua compreensão do trabalho com os gêneros de textos multimodais. O tratamento conferido aos dados, permitiu depreender o que o docente compreende e domina no que diz respeito aos gêneros textuais multimodais incorporados em sua prática. Assim, fica evidente que é um saber em construção, visto que, há contradições no trabalho docente e que, também, é de suma importância investir na formação continuada focada no ensino e análise dos gêneros multimodais que cada vez mais estão presentes em nossas práticas sociais e acadêmicas.
Palavras-chave: Gêneros textuais multimodais; Ferramentas de ensino; Multiletramento.