EXCLUSÃO, SAUDOSISMO E SOFRIMENTO: UM ESTUDO SOBRE AS (DES) ESPERANÇAS E (DES) CRENÇAS DA CRIANÇA NA VIDA ESCOLAR
Palavras-chave:
Exclusão, Conservação social, Escola, Desigualdades, SubjetividadesResumo
O estudo tem como objetivo apresentar a escola para além do seu processo de escolarização de seus alunos. Instituição de cultura própria, espaço das esperanças do êxito do ensino, trazemos em nossas reflexões o contraponto deste caráter visionário: Um estabelecimento fadado ao sofrimento, exclusão e a consumação da conservação social pelas práticas de seus agentes. Neste sentido, a partir da perspectiva bourdieusiana (2015) levantamos a hipótese de que ao falarmos deste espaço, muita das vezes se fantasia um ambiente de igualdade em posição das desigualdades e diferenças existentes em seu meio. Como fonte documental utilizamos os Cadernos de Registro do Serviço de Orientação Educacional (SOE), localizado no almoxarifado da Escola Municipal Expedicionário Aquino de Araújo, que se encontra no primeiro distrito do município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Este artigo tenta, portanto, entender a escola para além das relações objetivas produzidas neste campo, mas também as subjetividades provindas das relações interacionais humanas.
Referências
AQUINO, Julio Groppa. O mal-estar da escola contemporânea: erro e fracasso em questão. In: AQUINO, Julio Groppa. Erro e fracasso na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1997.
______. Da (contra) normatividade do cotidiano escolar.: Problematizando discursos sobre a indisciplina discente. Cadernos de pesquisa. V.41, n.143 Maio / Ago. 2011.
AZANHA, José Mario Pires. Cultura escolar brasileira: Um programa de pesquisas. In: Revista da USP, São Paulo, n.8, p.65-69, dez./fev. 1990-1991.
BOURDIEU, P.; SAINT – MARTIN, M. “As categorias do juízo professoral”. In: CATANI, Afrânio; NOGUEIRA, Maria Alice. (Orgs.). Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 2015, p. 185 – 216.
______. A miséria do mundo. 7ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
______. Razões práticas: Sobre a teoria da ação. Campinas, SP: Papirus, 2011.
CHARLOT, Bernard. Práticas linguageiras e fracasso escolar. Estilos da clínica. P. 124-133, Agosto / 2000.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: Nascimento da prisão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
GUALTIERI, Regina C. Ellero; LUGLI, Rosário Genta. A escola e o fracasso escolar. São Paulo: Cortez, 2012.
LIMA, Ana Laura Godinho. A “criança – problema” e o governo da família. Estilos da clínica, 2006, vol. XI, nº 21, p. 126- 149.
MELLO, S.L. Trabalho e sobrevivência: mulheres do campo e da periferia de São Paulo. São Paulo, Ática, 1988.
OLIVEIRA, Rosane. Caderno do Serviço de Orientação Educacional (SOE). Duque de Caxias, RJ: S/ Ed, 2007-2009.
PATTO, Maria Helena Souza. O fracasso escolar como objeto de estudo: Anotações sobre as características de um discurso. Cad. Pesq. São Paulo (65): 72 – 77, maio 1988.
______. A produção do fracasso escolar: Histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Intermeios, 2015.