O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA DE CIDADES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Palavras-chave:
Educação Básica, Ensino Médio, Ensino e Aprendizagem, TDICsResumo
A inserção de recursos tecnológicos na educação é um processo inevitável, uma vez que as práticas do ensino tradicional têm sido questionadas. Neste contexto, o professor precisa se atualizar quanto ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Este trabalho tem como objetivo analisar a percepção de professores e graduandos sobre a inserção das TICs/TDICs nas aulas de Biologia. Para isso, foi utilizado um questionário do tipo escala Likert com cinco questões. Participaram da pesquisa 6 professores (de escolas da Rede Pública Estadual do Estado do Rio de Janeiro) e 6 graduandos de um curso a distância, de um dos polos de apoio presencial. A maioria dos professores afirmou ter feito algum curso sobre TICs/TDICs na educação. Considerando o ano letivo de 2019, metade dos professores afirmou ter utilizado TICs/TDICs mais de dez vezes nas aulas. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Computador foram os recursos mais utilizados pelos professores. Quanto à utilização das TICs/TDICs no ensino, a maioria dos graduandos considerou como “muito importante”. Metade dos graduandos afirmou não saber a forma mais adequada de utilização das TICs/TDICs no ensino. A maior parte dos graduandos afirmou se sentir preparados para usar TICs/TDICs em suas futuras aulas. Concluímos que professores e graduandos parecem concordar com os benefícios do uso da tecnologia na educação, embora parte dos graduandos não se sinta preparada para o futuro uso em sala de aula.
Referências
BATISTA, C. de A. O que é a Idade Mídia e quais são as suas reflexões? Disponível em: https://www.edocente.com.br/o-que-e-a-idade-midia-e-quais-sao-as-suas-reflexoes/. Acesso em: 06 de abril de 2024.
CONCEIÇÃO, J. L. M. da. Jesuítas na educação brasileira: dos objetivos e métodos até a sua expulsão. Revista Educação Pública. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/17/3/jesutas-na-educao-brasileira-dos-objetivos-e-mtodos-at-a-sua-expulso. Acesso em: 21 abr. 2024.
CORTELAZZO, I. B. C. Redes de Comunicação e Educação: Mudanças no Paradigma. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 2, 2003. Disponível em: http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/145/35. Acesso em: 16 abr. 2024.
COSTA, F. de J.; RIBEIRO, P. C.; FERREIRA, J. R. A Distância das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação do Ambiente Escolar e a Formação de Professores. Formação@Docente, vol. 8, n. 2, p. 35-47, 2016. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-izabela/index.php/fdc/article/view/1157. Acesso em: 20 dez. 2023.
COSTA, G. M. C. O PAPEL DO PROFESSOR COM O USO DAS TDIC. Anais do CIET:EnPED:2020 - (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias | Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), São Carlos, ago. 2020. ISSN 2316-8722. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1373. Acesso em: 16 abr. 2024.
DAMASCENO, M. S. M. Uso de tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de ciências e biologia. 2019. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) - Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica, Universidade Federal do Espírito Santo, São Mateus, 2019.
DIAS, C. D. C.; SILVA JÚNIOR, R.; SILVA, V. D.; AZEVEDO, S. C.; MORAIS NETO, M. D. Utilização de Jogos Digitais para o Ensino de Ciências Biológicas. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 14, n. 42, p. 125–138, 2023. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1465. Acesso em: 19 abr. 2024.
GUERRA, L. M.; GHIDINI, A. R.; SILVA, L. F. da. Tecnologias digitais de informação e comunicação aplicadas ao ensino de biologia no Brasil: um estado da arte. Scientia Naturalis, v. 4, n. 1, p. 385-405, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/SciNat/article/view/6062. Acesso em: 19 abr. 2024.
KAUARK, F. da S.; MANHÃES, F. C.; MEDEIROS, C. H. Metodologia da Pesquisa: um Guia Prático. Itabuna: Via Litterarum, 2010.
LOPES, Y. M. da S. As Tecnologias Digitais No Ensino De Biologia: Uma Análise Sob A Perspectiva Dos Docentes De Licenciatura Em Ciências Biológicas De Uma Rede Federal Paulista De Ensino. 2021. 58 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO, Barretos, 2021.
MACHADO, S. C.; RAMOS, I. de J. Mapeamento sobre a incorporação das TDIC no ensino médio nos últimos 8 anos. Informática na educação: Teoria & Prática, Porto Alegre, v. 22, n. 3, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/94559. Acesso em: 6 abr. 2024.
MENDES, J. A.; LOPES, P. T. C. Ensino de Ciências na Educação Básica com a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – percepção de professores em Manaus. Research, Society and Development, v. 12, n. 5, p. e15612537169, 2023. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/37169. Acesso em: 19 abr. 2024.
MILL, D. Educação a Distância e trabalho docente virtual: sobre tecnologia, espaços, tempos, coletividade e relações sociais de sexo na Idade Mídia. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, p. 322, 2006.
MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 2. ed. Campinas: Papirus, 2001.
MOTA, L. B.; ZANOTTI, R. F. Tecnologias digitais de informação e comunicação aplicadas ao ensino de biologia. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 6, p. 64341–64353, 2021. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32099. Acesso em: 20 abr. 2024.
NOGUEIRA, A. S.; NUNES, A. K.; SILVA, J. G. da. Educação a Distância e Comunicação: percepções da formatação do perfil docente e discente. Revista Paidéi@, v. 11, n. 20, 2019. Disponível em: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/906/861. Acesso em: 16 abr. 2024.
PEREIRA DE ARAÚJO, J.; CRISTINA MEIRA GARCIA, T.; MARTINHO DOS SANTOS SOBRINHO, D.; FERNANDA MEIRA GARCIA, T. USO DAS TDICs NO CONTEXTO ESCOLAR: POSSIBILIDADES E POTENCIALIDADES. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, v. 23, n. 2, p. 177–195, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/33218. Acesso em: 15 abr. 2024.
PÚBLIO JÚNIOR, C. O docente e o uso das Tecnologias no processo de ensinar e aprender. RIAEE–Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 13, n. 03, p. 1092-1105, 2018. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11190/7521. Acesso em: 19 abr. 2024.
RAMOS, M. R. V. O uso de tecnologias em sala de aula. Ensino de Sociologia em Debate, vol. 1, n. 2, p. 1-16, 2012. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/lenpes-pibid/pages/arquivos/2%20Edicao/MARCIO%20RAMOS%20-%20ORIENT%20PROF%20ANGELA.pdf. Acesso em: 15 de abr. 2024.
RIBEIRO FREIRE, J.; CABRAL DE OLIVEIRA, C. B.; GUELERO DO VALLE, M.. O uso da realidade aumentada no ensino de ciências e biologia : o que dizem os licenciandos em Ciências Biológicas?. Revista Teias, v. 24, n. 73, p. 338–350, 2023. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/69578. Acesso em: 19 abr. 2024.
RUBIM, A. A. C. A contemporaneidade como idade mídia. Interface _ Comunicação, Saúde, Educação, v. 4, n. 7, p. 25-36, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/SwghkRBRw9wQNqG7qYsqTmN/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 17 abr. 2024.
SCHUARTZ, A. S., SARMENTO, H. B. de M. Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e processo de ensino, Katálysis, v. 23, n. 3, p. 429-438, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/katalysis/article/view/1982-02592020v23n3p429. Acesso em: 15 abr. 2024.
SILVA, M. E. R. Os jesuítas como precursores da educação brasileira. Anais VII CONEDU - Edição Online. Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/69229. Acesso em: 17 abr. 2024.
SOUTO, I. N.; LAPA, A. B.; ESPÍNDOLA, M. B. de. Apropriação crítica e criativa das TDIC no Ensino de Ciências. BOLETIM GEPEM, nº 75, p. 33-45, 2019. Disponível em: https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/182. Acesso em: 19 abr. 2024.
SOUZA-NETO, A.; LUNARDI-MENDES, G. Mendonça. Os usos das tecnologias digitais na escola: discussões em torno da fluência digital e segurança docente, v. 15 n. 2, 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/30397. Acesso em: 06 de abril de 2024.
VERGNA, M. A.; SILVA, A. C. M. A incorporação das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) pelos professores de língua portuguesa das escolas estaduais de ensino médio de Linhares – ES. Texto Livre, v. 11, n. 2, p. 105–120, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16795. Acesso em: 15 abr. 2024.
YAMAZAKI, S. C.; YAMAZAKI, R. M. de O. Experimentos no Ensino de Física: um olhar de viés epistemológico. Revista Exitus, v.7, n.3, p.38-63, 2017. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/348/271. Acesso em: 16 abr. de 2024.
ZIATDINOV, R. & CILLIERS, J. Generation Alpha: Understanding the Next Cohort of University Students, European Journal of Contemporary Education, vol. 10, n. 3, p. 783-789, 2021.