DUAS IMAGENS SOBRE A MESA: VIOLÊNCIAS E COLONIALIDADES EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS
Palavras-chave:
Violência, Colonialidade, Contexto EducacionalResumo
Ao usar duas imagens de épocas diversas, esse texto propõe um pensamento sobre permanências das formas de violência provindas da Colonização e modos de invisibilidade operados a partir dessa temporalidade até os dias atuais, dentro de contextos escolares.
Referências
ALVES, José Claudio Souza. Casos da Região. In: FÓRUM GRITA BAIXADA. Um Brasil dentro do Brasil pede Socorro: relatório-denúncia sobre o descaso estatal com a vida humana na Baixada Fluminense e possíveis soluções urgentes. Nova Iguaçu: Fórum Grita Baixada, 2016.
ASSMANN, Hugo. Metáforas novas para reencantar a educação: epistemologia e didática. Piracicaba: Unimep, 1996.
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 2012.
BOURRIAUD, Nicolas. Radicante: por uma Estética da Globalização. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
CASCUDO, L. da Câmara. História dos nossos gestos: uma pesquisa na mímica do Brasil. São Paulo: Global Editora, 2003.
CHEVALIER, Jean. e GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos. Mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. Trad. Vera da Costa e Silva, Raul de Sá Barbosa, Ângela Melim e Lúcia Melim. 8. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1994.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Imagens-Ocasiões. São Paulo: Fotô Editorial, 2018.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tomam posição. O olho da história, I. Belo Horizonte: Ed. UFGM, 2017.
DEBRET, Jean Baptiste. Viagem pitoresca e histórica ao Brasil. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia; São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1989
DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. Mil Platôs. Capitalismo e Esquizofrenia Vol. 1. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.
DOSSIN, Francielly Rocha. Sobre o regime da visualidade racializado e a violência da imageria racista: notas para os estudos da imagem. Anos 90. Porto Alegre: UFRGS, 2018.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios, Campinas: Ed. Papirus, 1998.
DUSSEL, Inés. Sobre a precariedade da escola. In: LARROSA, Jorge. (org.). Elogio da Escola, Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
GUNTHERT, André. Comment lisons-nous les images? Les imageries narratives, 2015. Disponível em https://imagesociale.fr/1484 , último acesso em 05/11/2019.
MONDZAIN, Marie-José. O que você vê? – Uma conversa filosófica. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2012.
NAVARRO, Hernández M.A. Hacer visible el pasado. El artista como historiador (Benjaminiano) En: Congreso Europeo de Estética, Sociedades en crisis. Europa y el concepto de estética. Murcia: Universidad de Murcia, 2010.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível - estética política. Trad. Mônica Costa Netto. São Paulo: Editora 34, 2005.
RODRIGUES, Elisandro. SCHULER, Betina. Montagem do pensamento e da escrita acadêmica em Educação: Conversações entre Deleuze e Didi-Huberman. Campinas: ETD- Educação Temática Digital, 2019.
WAISELFISZ, Julio Jacovo. Mapa da Violência 2013, Mortes Matadas por Armas de Fogo, Brasília: CEBELA - FLACSO, 2013.
ZIZEK, Slavoj. Violência: seis reflexões laterais. Boitempo, São Paulo, 2007.