SAÚDE PÚBLICA E SERVIÇO SOCIAL: PERSPECTIVAS SOBRE O EIXO MOBILIZAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL

Autores

Resumo

A política de saúde pública instituída através do Sistema Único de saúde (SUS) surgido com o advento da Constituição Federal de 1988, e foi posteriormente materializada por meio das Leis nº 8.080/90 e Lei nº 8.142/90. A participação da comunidade figura como uma das diretrizes do SUS, e como um dos eixos de atuação do assistente social dentro da política publica de saúde. O trabalho tem como objetivo descrever e categorizar as ações do desenvolvidas pelo Serviço Social, na política de saúde pública, presentes no eixo “mobilização, participação e controle social” preconizado pelos parâmetros do CFESS. Trata-se de um estudo quali-quantitativo, descritivo, com base no procedimento de analise documental, empregando a técnica de análise de conteúdo, composta por: pré-análise; exploração do material; tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Conclui-se que dentro da saúde pública o eixo “mobilização, participação e controle social”, presente nos Parâmetros para a Atuação de Assistentes Sociais na Saúde, desenvolve ações que instrumentalizam os usuários da saúde para a participação social e controle social da gestão pública.

Biografia do Autor

Eli Fernanda Brandão Lopes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS

Assistente Social do Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados – Área de concentração: Atenção à Saúde do Idoso (PREMUS CCI) UFMS/HOSPITAL SÃO JULIÃO/ESP/SES e Especialista em Gestão das Politicas Sociais pela Faculdade de Educação São Luis.

Downloads

Publicado

2020-07-06

Como Citar

Lopes, E. F. B. (2020). SAÚDE PÚBLICA E SERVIÇO SOCIAL: PERSPECTIVAS SOBRE O EIXO MOBILIZAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL. MOITARÁ - Revista Do Serviço Social Da UNIGRANRIO, 1(5), 90–100. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/mrss/article/view/5930

Edição

Seção

Artigos - Temas Livres