MULHERES SOROPOSITIVAS: UM OLHAR PARA SUA SEXUALIDADE

Autores

  • Ingrid de Assis Camilo Cabral HEMORIO

Resumo

Para além da prática do sexo, a sexualidade é um processo de individualização do sujeito e de suas apropriações do desejo e do afeto. Neste sentido, o presente estudo analisa as implicações da sorologia positiva para o HIV na sexualidade de mulheres que vivem com a doença.  Alguns estudos (HEBLING & GUIMARÃES, 2004; PRAÇA & LATORRE, 2003; SANTOS et. al., 2002) consideram que a forma sexual de transmissão do HIV é responsável pela maior parte dos casos de infecção em mulheres no Brasil. Estes indicam que a esfera da sexualidade foi afetada pela epidemia do HIV/AIDS, pois traz a idéia de risco às relações sexuais e afetivas entre os (as) parceiros (as).

Biografia do Autor

Ingrid de Assis Camilo Cabral, HEMORIO

Assistente Social do CAPSAD – Resende e do Hemorio.
Doutoranda em Políticas Públicas e Formação Humana – PPFH.
Mestre em Prevenção e Assistência a usuários de álcool e outras drogas pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre/UFRGS.
Pós-Graduação em Serviço Social e Doenças Transmissíveis pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho/UFRJ.

Downloads

Publicado

2022-07-01

Como Citar

Cabral, I. de A. C. (2022). MULHERES SOROPOSITIVAS: UM OLHAR PARA SUA SEXUALIDADE. MOITARÁ - Revista Do Serviço Social Da UNIGRANRIO, 1(7), 138–166. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/mrss/article/view/7360

Edição

Seção

Artigos - Temas Livres