O CUIDADO À MULHER EM SOFRIMENTO PSÍQUICO E EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: um relato de experiência

Autores

Resumo

A violência doméstica contra a mulher é um grave problema de saúde pública e de violação de direitos humanos, sendo necessário o desenvolvimento de estratégias efetivas para o seu enfrentamento e fortalecimento da rede de proteção. A mulher em sofrimento psíquico e em situação de violência doméstica encontra dificuldades no enfrentamento à violência por uma diversidade de fatores, que podem ser individuais, culturais, sociais e políticos. Esta pesquisa tem como objetivo relatar sobre a experiência no cuidado às mulheres em sofrimento psíquico e em situação de violência doméstica, que foi desenvolvida através de uma estratégia de cuidado denominada Saúde Mental Itinerante, contribuindo para dar visibilidade à problemática e suscitar reflexões sobre os desafios, possibilidades e lacunas encontradas. Trata-se de um estudo teórico-reflexivo desenvolvido com base em experiências, observações e análises, a partir da atuação enquanto Assistente Social Residente, em um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, contribuindo com os estudos sobre sofrimento psíquico de mulheres e sua interface com a violência de gênero contra as mulheres. Como resultados, percebeu-se a complexidade para romper com o ciclo de violências, diante dos estigmas, preconceito e discriminação sobre as mulheres em sofrimento psíquico, a necessidade de dar visibilidade ao problema, e qualificação dos profissionais para o atendimento às demandas. Conclui-se que é necessário promover um cuidado em saúde mental de respeito à subjetividade, humanizado e sensível em acolher e acompanhar, compreendendo o problema a partir da leitura crítica da realidade social, subsidiando políticas públicas e estratégias efetivas no enfrentamento dessa problemática. 

Biografia do Autor

Wellinton Ferreira do Nascimento, Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana/PR

Assistente Social Residente em Saúde Mental, da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana

Dayene Patrícia Gatto Altoé, Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana/PR

Psicóloga da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana – PR. Mestra em Psicologia (UEM). Doutoranda em Psicologia (UEM). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Higiene Mental e Eugenia (GEPHE/UEM). Tutora-docente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental.

Paulo Augusto Fonseca, Prefeitura Municipal de Apucarana/PR

Assistente Social da Prefeitura Municipal de Apucarana – PR. Especialista em Gestão de Políticas Sociais (INBRAPE-FECEA). Tutor-docente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental.

Downloads

Publicado

2024-12-18

Como Citar

do Nascimento, W. F., Gatto Altoé, D. P., & Fonseca, P. A. (2024). O CUIDADO À MULHER EM SOFRIMENTO PSÍQUICO E EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: um relato de experiência. MOITARÁ - Revista Do Serviço Social Da UNIGRANRIO, 1(9), 185–205. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/mrss/article/view/7790

Edição

Seção

Relato de Experiências