EDUCAÇÃO E GÊNERO: diálogos possíveis entre Rancière e Paulo Freire

Autores

  • Osmar Vieira dos Santos Junior Unigranrio
  • Eline das Flores Victer UNIGRANRIO

Resumo

O presente artigo desenvolve-se com o objetivo de discutir as questões de gênero na educação, sob a perspectiva do gênero humano, defendida por Paulo Freire e Jaques Rancière. Para tanto, foi desenvolvida uma bibliográfica, a partir de uma revisão de literatura, de ambos os autores. Após a pesquisa, compreende-se que para realizar uma educação para a emancipação humana, propósito defendido pelos autores, é necessário ao educador desconstruir as ideias impregnadas no ensino tradicional, de desigualdade da inteligência, fruto de uma desrazão para a defesa das relações de poder, fundamentadas no embate entre opressores e oprimidos. Para tanto, convém, como Rancière defende, desconstruir esta desrazão e, como Freire difundia, manter a esperança viva, enquanto atitude que se multiplica para além de si e do outro, que se faz na comunhão e na busca pelo Ser Mais.

Biografia do Autor

Osmar Vieira dos Santos Junior, Unigranrio

Mestre em Ensino das Ciências - Unigranrio

Eline das Flores Victer, UNIGRANRIO

Docente do Programa de Pós Graduação - UNIGRANRIO

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Publicado

2023-09-19

Como Citar

Junior, O. V. dos S., & Victer, E. das F. (2023). EDUCAÇÃO E GÊNERO: diálogos possíveis entre Rancière e Paulo Freire. MOITARÁ - Revista Do Serviço Social Da UNIGRANRIO, 1(8), 97–112. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/mrss/article/view/7813

Edição

Seção

Artigos - Temas Livres