ADOÇÃO TARDIA: um estudo acerca do tema na concepção da equipe técnica que atua na Associação Evangélica Projeto Criança Feliz.

Autores/as

  • Mike da Conceição Alves da Silva
  • Ana Paula Vitorio Marques
  • Diego Augusto Rivas dos Santos
  • Jandira Salimeni

Resumen

A pesquisa elaborada aborda um tema ainda com pouca visibilidade em nosso país, algo que precisa estar sempre em pauta, visando o bem-estar das crianças e adolescentes que vivem ou passam boa parte de suas vidas dentro de um abrigo, sem saber ao certo o referencial de família, bem como fazer parte de uma sociedade de forma ativa e dedicando assim sua trajetória em um novo olhar do que será sua vida cotidiana após uma adoção. A adoção tardia é algo ainda que engatinha como temática em nossa sociedade, sendo necessário sua abordagem de forma científica e que se faça presente através de projetos e de mesas de debate para que um maior número de crianças conquiste o direito de serem escolhidas para fazer parte de uma família. Nesta pesquisa demonstraremos os entraves que se encontram na nova Lei de Adoção e como a equipe técnica busca minimizar esses entraves através de suas ações de projetos e parcerias que visem o bem-estar da criança/adolescente, assim como também garantir a efetivação de seus direitos conforme rege o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Nesta monografia, realizamos uma pesquisa de caráter bibliográfica, dialogamos com a equipe técnica que atua na Associação Evangélica Projeto Criança Feliz, através da entrevista semi-estruturada, visando conhecer a realidade das crianças e adolescentes, e a atuação do profissional do Serviço Social mediante a estas emergências das expressões da questão social, em prol de uma sistematização da análise, utilizamos uma pesquisa documental referente às fichas cadastrais, onde contém todo o histórico das crianças e adolescentes dentro deste equipamento já supra citado acima, no que tange um aprofundamento sobre este campo empírico. Também será abordado o perfil que as famílias traçam para escolha dessas crianças e quando este perfil é bem restrito quais são os problemas que geram dentro dos abrigos e as dificuldades que surgem com esse perfil traçado. Buscamos também mostrar qual seria o ideal para que um maior número de crianças/adolescentes pudesse conquistar esse direito de serem adotados e assim fazerem parte de uma família e não de uma estatística ruim.

Publicado

2020-07-06

Cómo citar

Alves da Silva, M. da C., Marques, A. P. V., Santos, D. A. R. dos, & Salimeni, J. (2020). ADOÇÃO TARDIA: um estudo acerca do tema na concepção da equipe técnica que atua na Associação Evangélica Projeto Criança Feliz. MOITARÁ - Revista Do Serviço Social Da UNIGRANRIO, 1(5), 171–173. Recuperado a partir de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/mrss/article/view/5491

Número

Sección

Monografia/Resenha