RELAÇÕES ETNICORRACIAIS: DESAFIOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Maria Isabel de Assis PUC São Paulo
  • Valdeir Claudinei de Oliveira PUC São Paulo

Resumo

Ao discorrer sucintamente sobre uma experiência concreta de docência na disciplina de “Relações Étnico-raciais”, este texto concorre também para questionar o lugar da temática Étnico-racial na formação profissional, bem como a construção de metodologia de ensino que favoreça sua  apropriação, conteúdos básicos nos cursos de bacharelado em Serviço Social. Apresenta em seu pano de fundo  a relação existente entre os processos que se operacionalizam no mundo do trabalho e relação destes com a manutenção das relações de desigualdades étnico-racial, social e de gênero. Pontua ainda sobre o papel e lugar dos Movimentos Negros, de Mulheres Negras e Movimentos Feministas na mudança deste cenário.

Biografia do Autor

Maria Isabel de Assis, PUC São Paulo

Doutoranda em Antropologia Social (2018) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com bolsa do Programa CAPES/PROSUC, Mestre em Antropologia Social (2005) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com bolsa do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford, Graduada em Serviço Social (1996) pela mesma instituição. Pesquisadora com Bolsa FAPESP na pesquisa realizada sobre violência urbana pela PUC/SP, em parceria com o CRAVI ? Centro de Referência e Apoio às vítimas de violência urbana. Pesquisa de Mestrado com enfoque na violência urbana e doméstica com recorte étnico-racial e de gênero. Atualmente é docente na Graduação e Pós-Graduação da FAPSS - Faculdade Paulista de Serviço Social de São Paulo desde 2014 e Assistente Social na Subsecretaria da Igualdade Racial da Prefeitura de Guarulhos - na função de professora.

Valdeir Claudinei de Oliveira, PUC São Paulo

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-Unesp (2002), Mestrado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-Unesp (2006) e Doutorado em Serviço Social pela PUC São Paulo com bolsa do Conselho Nacional de Pesquisa Cientifica - CNPq. Atualmente é Coordenador Acadêmico do Curso de Graduação em Serviço Social da Faculdade Paulista de Serviço Social e ministra as disciplinas de Fundamentos Teórico-Metodológicos do Serviço Social. Coordena o Curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Trabalho Social com Famílias e leciona a disciplina Questão Social e Mundo do trabalho no mesmo curso.  experiência no campo da Assistência Social e no Serviço Social do Trabalho, com atuação em prefeituras municipais (Franca-SP, Araraquara-SP e Guarulhos-SP) e empresas públicas (SAAE Araraquara e INFRAERO Guarulhos).

Downloads

Publicado

2019-07-05

Como Citar

de Assis, M. I., & de Oliveira, V. C. (2019). RELAÇÕES ETNICORRACIAIS: DESAFIOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL. MOITARÁ - Revista Do Serviço Social Da UNIGRANRIO, 1(3), 159–175. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/mrss/article/view/5594

Edição

Seção

Artigos - Temas Livres