A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO NO BRASIL E OS DESAFIOS IMPOSTOS NO CONTEXTO DE CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL

Autores

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal a realização de uma breve análise em torno da política de educação no Brasil e dos principais desafios que se impõem às práticas educacionais no país diante de um contexto marcado pela crise estrutural do capitalismo, a qual vem se delineando desde a metade da década de 1970. Busca-se avaliar como a agenda neoliberal, a reconfiguração do papel do Estado e o processo de financeirização das políticas sociais nas últimas décadas do século XX ampliaram e intensificaram os processos de corrosão da política social, em especial a política de educação nacional. A partir da análise bibliográfica em torno das questões supracitadas, o que se evidencia é que no decorrer da história a educação foi submetida a inúmeras transformações e houve uma significativa expansão das escolas. Todavia, a qualidade do ensino público não se consolidou. Na atual conjuntura a lógica mercadológica tem moldado a formação do ensino no país. Nesse sentido, a educação passa a se configurar como mera mercadoria e fica subordinada aos interesses econômicos.

Palavras-Chave: Educação; Universidades; Crise Estrutural; Neoliberalismo.

Biografia do Autor

Silvia Silva Martins Pinheiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Mestrado em Serviço Social

Formada em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - 2015. Pós-graduanda em Curso de Especialização em Políticas Sociais e Intersetorialidade vinculada ao Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF) e Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) em parceria com a UNIRIO. Área de Concentração: Infância e Adolescência - 2020. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Downloads

Publicado

2022-07-01

Como Citar

Pinheiro, S. S. M. (2022). A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO NO BRASIL E OS DESAFIOS IMPOSTOS NO CONTEXTO DE CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL. MOITARÁ - Revista Do Serviço Social Da UNIGRANRIO, 1(7), 115–137. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/mrss/article/view/7352

Edição

Seção

Artigos - Temas Livres