CONGADAS: MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E OS AUTOS DE FÉ UM BREVE OLHAR SOBRE AS TRADIÇÕES POPULARES PELO BRASIL

Autores

Resumo

Buscamos refletir um pouco acerca do universo dos festejos populares pelo Brasil, o que resulta os componentes culturais e religiosos, interpostos em meio às tradições, que permeiam o folclore regional — suas crenças, religiosidades, procissões, cortejos e o imaginário popular dos devotos e partícipes dos inúmeros autos de fé. Ademais, valer-se, não somente da força histórica e o legado das raízes africanas, na cadência dos congos — Congadas —, sua estética nas manifestações congadeiras, em louvor à Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia,  mas também, dos registros, que refazem o caminho destes folguedos, sua história, interpretações e resistência. Essas tradições culturais e populares contribuem para a formação de uma consciência coletiva e novos sujeitos, além da interculturalidade, a simbiose dos elementos étnicos, religiosos, constitutivos desses festejos. Tal cenário corrobora para a construção de uma sociedade mais esclarecida, tolerante, multicultural, abarcando ritos, simbolismos, elementos imagéticos, dentro de uma mesma dinâmica cultural e social. Contudo, preservam-se suas características específicas e suaas subjetividades. Essa diversidade está presente nas manifestações populares, nos festejos religiosos, que celebram o ecumenismo, o ecletismo, o sincretismo, o sagrado e o profano, o que mantém a essência originária de suas fontes e raízes.

Biografia do Autor

Marcos Manoel Ferreira, UEG - Universidade Estadual de Goiás

Nascido aos 23 dias de abril de 1968, na cidade de Goiânia, Goiás. Pedagogo, pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com Habilitação em História da Educação Brasileira; Historiador, pelo Claretiano Centro Universitário, Pós-Graduado (Especialização) em História e Cultura Afro-brasileira e Africana; Mestrando em História – Cultura, Religião e Sociedade – pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Professor, poeta, escritor e palhaço voluntário de hospital. Colabora com artigos de opinião, poesias e crônicas nos jornais Diário da Manhã, Jornal Opinião Goiás e Folha de Caiapônia. “FLORES E ODORES”, poesias líricas, políticas e críticas, publicado em 2017 (1ª. Edição), 2019 (2ª. Edição) foi seu sexto livro. O primeiro “DESPERTAR”, poesias diversas, 1999; o segundo, “FRAGMENTOS”, artigos de opinião e crônicas, publicados em alguns jornais da capital, 2011; o terceiro, “ELZA”, poesias líricas, 2013; o quarto, “O MUNDO EM FOCO” – Um breve olhar sobre os séculos XX e XXI, atualidades, didático, 2013 1ª. e 2ª. edições; 2014 3ª. e  4ª. edições; sendo a 5ª. edição em 2015 e o quinto, “HONORÁVEIS CANALHAS”, poesias políticas, críticas, em 2015. Vencedor do 2º. Concurso Literário Deriva, 2018.

Downloads

Publicado

2021-07-07

Como Citar

Ferreira, M. M. (2021). CONGADAS: MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E OS AUTOS DE FÉ UM BREVE OLHAR SOBRE AS TRADIÇÕES POPULARES PELO BRASIL. MOITARÁ - Revista Do Serviço Social Da UNIGRANRIO, 1(6), 111–132. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/mrss/article/view/6586

Edição

Seção

Artigos - Temas Livres