CONTROVÉRSIAS DA TRADIÇÃO MARXISTA E SERVIÇO SOCIAL

Autores

Resumo

Este artigo pretende contribuir com o conhecimento e debate sobre a relação entre Serviço Social e tradição marxista. São feitos apontamentos sobre as controvérsias envolvendo a teoria social de Marx, salientando a heterogeneidade da tradição marxista, o que no texto é conceituado como história interna do marxismo, enquanto que a sua história externa se refere ao embate com outras correntes de pensamento. Destacando os diversos atestados de crise generalizada do marxismo ao longo da sua história, busca-se tratar das controvérsias recentes envolvendo a sua atualidade e validade na explicação das mudanças sociais recentes, além da legitimidade da utopia do socialismo, enquanto parte de uma crise generalizada dos paradigmas explicativos clássicos das Ciências Sociais e da crítica à racionalidade moderna. Este debate é apresentado enquanto discussão de importância para o Serviço Social no avanço crítico do conhecimento da realidade e na defesa do projeto ético-político profissional.


Biografia do Autor

Michael Gonçalves Cordeiro, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Assistente Social na Prefeitura Municipal de Matinhos-PR, pós-graduando no Programa de Especialização em Questão Social na Perspectiva Interdisciplinar e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável (PPGDTS), ambos da Universidade Federal do Paraná (UFPR)


Downloads

Publicado

2022-07-01

Como Citar

Cordeiro, M. G. (2022). CONTROVÉRSIAS DA TRADIÇÃO MARXISTA E SERVIÇO SOCIAL. MOITARÁ - Revista Do Serviço Social Da UNIGRANRIO, 1(7), 55–69. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/mrss/article/view/7079

Edição

Seção

Artigos - Temas Livres