A ARTE DE GOVERNAR A PRÓPRIA VIDA: A DESCONSTRUÇÃO DO PUNIR

Autores

  • Beatriz Fartes de Paula Neves Unigranrio

Resumo

Tendo como norte a revisão do conceito de “instituição total” este trabalho trata-se de um recorte da dissertação de mestrado intitulada RECONSTRUIR É PRECISO: Narrativas e memórias da antiga Colônia Juliano Moreira (1924-1982) no qual alinha-se as preocupações pertinentes ao processo de avaliação dos sistemas de proteção social no Brasil. Tendo como norte a revisão do conceito de “instituição total” presente em estudos desses sistemas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza histórica, apoiada no uso da história oral, sobre a vivência na antiga instituição psiquiátrica Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, na cidade do Rio de Janeiro. Cobrindo experiências entre o período de 1924, ano de inauguração dessa colônia, até meados da década de 1980, quando em consonância com a Reforma Psiquiátrica em curso no Brasil, foram vetadas novas internações e aberto os portões da Colônia Juliano Moreira. Através de registros da memória dos moradores da Colônia, busca indicar como a dinâmica e o modo de vida de uma funcionária desta instituição permitiu que a mesma reescrevesse sua trajetória nesta instituição e na vida de seus internos.

 

Biografia do Autor

Beatriz Fartes de Paula Neves, Unigranrio

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Mestre em Política Social da Universidade Federal Fluminense do Programa de Estudos Pós-Graduados. Com vasta experiência em consultoria social direcionada às Organizações Internacionais, Instituições Privadas e Organizações da Sociedade Civil. Atuação na área da educação, planejamento urbano, gestão e gerenciamento de programas implementados em Áreas de Especial Interesse Social (AEIS)- assentamentos informais, áreas de baixa renda e de proteção ambiental .

Downloads

Publicado

2022-07-01

Como Citar

de Paula Neves, B. F. (2022). A ARTE DE GOVERNAR A PRÓPRIA VIDA: A DESCONSTRUÇÃO DO PUNIR. MOITARÁ - Revista Do Serviço Social Da UNIGRANRIO, 1(7), 167–181. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/mrss/article/view/7359

Edição

Seção

Artigos - Temas Livres