A Segmentação de Mercado e a Demanda Turística Real em Diamantina/ MG e Região
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v7n4.3467Resumo
Diferente de muitos artigos na área de turismo e segmentação que versam sobre tipologia de turismo e oferta turística, nesta pesquisa, parte-se do marketing turístico e de suas estratégias, especificamente a de segmentação de mercado, para estudar a segmentação com base na demanda real. Assim, no presente artigo, apresenta-se um estudo teórico, seguido de uma análise documental, com o objetivo de investigar o perfil da demanda turística de Diamantina--MG e de suas interfaces com a estratégia de segmentação de mercado do marketing turístico. Depois da discussão teórica sobre os temas citados, na pesquisa, analisam-se os relatórios de quatro edições da “Pesquisa de demanda turística real de Diamantina e região”, realizada em Diamantina, para concluir que o segmento que frequenta o destino pode ser analisado à luz das variáveis geográficas, demográficas, socioeconômicas e comportamentais da segmentação de mercado, permitindo a implantação de estratégias de marketing específicas e seu amplo conhecimento.DOI: 10.12660/oit.v7n4.11412
http://dx.doi.org/10.12660/oit.v7n4.11412
Downloads
Publicado
2013-01-01
Como Citar
Medaglia, J., Maynart, K., & Silveira, C. (2013). A Segmentação de Mercado e a Demanda Turística Real em Diamantina/ MG e Região. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 7(4). https://doi.org/10.17648/raoit.v7n4.3467
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.