A Segmentação de Mercado e a Demanda Turística Real em Diamantina/ MG e Região

Autores

  • Juliana Medaglia
  • Karla Maynart
  • Carlos Silveira

DOI:

https://doi.org/10.17648/raoit.v7n4.3467

Resumo

Diferente de muitos artigos na área de turismo e segmentação que versam sobre tipologia de turismo e oferta turística, nesta pesquisa, parte-se do marketing turístico e de suas estratégias, especificamente a de segmentação de mercado, para estudar a segmentação com base na demanda real. Assim, no presente artigo, apresenta-se um estudo teórico, seguido de uma análise documental, com o objetivo de investigar o perfil da demanda turística de Diamantina--MG e de suas interfaces com a estratégia de segmentação de mercado do marketing turístico. Depois da discussão teórica sobre os temas citados, na pesquisa, analisam-se os relatórios de quatro edições da “Pesquisa de demanda turística real de Diamantina e região”, realizada em Diamantina, para concluir que o segmento que frequenta o destino pode ser analisado à luz das variáveis geográficas, demográficas, socioeconômicas e comportamentais da segmentação de mercado, permitindo a implantação de estratégias de marketing específicas e seu amplo conhecimento.

DOI: 10.12660/oit.v7n4.11412

http://dx.doi.org/10.12660/oit.v7n4.11412

Downloads

Publicado

2013-01-01

Como Citar

Medaglia, J., Maynart, K., & Silveira, C. (2013). A Segmentação de Mercado e a Demanda Turística Real em Diamantina/ MG e Região. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 7(4). https://doi.org/10.17648/raoit.v7n4.3467

Edição

Seção

Artigos