Gestão de turismo, cultura e identidades religiosas: ensaio de um novo conceito com base na compreensão do território

Autores

  • Siegrid Guillaumon

DOI:

https://doi.org/10.17648/raoit.v6n2.3495

Resumo

O turismo tem sido entendido por organismos internacionais como atividade com grande potencial para promover o desenvolvimento econômico e, ao mesmo tempo, valorizar a cultura e fomentar a preservação das paisagens naturais. Na Bahia, acompanhando as diretrizes nacionais e internacionais, o turismo passou a ser entendido como uma indústria com grande potencial para gerar empregos e divisas, e é fortalecido por meio da promoção da diversidade cultural que está associada ao sincretismo religioso entre candomblé e catolicismo. Para compreender a gestão do turismo, no contexto que articula cultura, religião e desenvolvimento territorial, neste ensaio teórico, apontam-se limitações nos dois conceitos disponíveis na literatura: o conceito de turismo cultural e o de turismo religioso. Propõe-se, então, um novo: o conceito de ‘turismo em territórios de grande densidade religiosa’. Pelo ensaio interdisciplinar, mobilizando entendimentos do campo da antropologia e da geografia para a gestão, conclui-se que a discussão teórica conduzida tem um potencial explicativo para o turismo em outras escalas territoriais e contextos nacionais.

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Publicado

2011-08-19

Como Citar

Guillaumon, S. (2011). Gestão de turismo, cultura e identidades religiosas: ensaio de um novo conceito com base na compreensão do território. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 6(2). https://doi.org/10.17648/raoit.v6n2.3495

Edição

Seção

Artigos