Turismo rural e agricultura familiar: desafios e perspectivas para o campo
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v6n2.3497Resumo
Neste ensaio, objetiva-se mostrar que, por meio do fortalecimento da agricultura familiar, se colabora para o crescimento sustentável do campo e que, por meio da atividade turística, praticada nas unidades familiares rurais, se agrega valor aos pequenos estabelecimentos do agronegócio dando-lhes maior sustentabilidade. Apresenta-se a agricultura familiar como responsável pela maioria dos empregos no espaço rural brasileiro e, assim, o turismo rural desenvolvido nas propriedades familiares torna-se uma nova fonte de renda que ainda contribui para a revitalização da cultura rural e a preservação do ambiente natural. Mostra-se, também, como se desenvolve o turismo rural na agricultura familiar e como se organiza a atividade institucionalmente. Por fim, apresentam-se as oportunidades e os desafios para a realização do turismo rural na agricultura familiar em consequência do avanço da reforma agrária e do surgimento do turista popular como público consumidor. Vale lembrar que, neste ensaio, utilizou-se, para descrever e explicar esses fenômenos sociais, pesquisa bibliográfica/documental.Downloads
Publicado
2011-08-19
Como Citar
Zouain, D. M., & Oliveira, C. T. F. de. (2011). Turismo rural e agricultura familiar: desafios e perspectivas para o campo. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 6(2). https://doi.org/10.17648/raoit.v6n2.3497
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.