Inovação em Serviços Turísticos: A percepção desse processo em Agências de Viagens
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v4n1.3534Resumo
A inovação em serviços surge como uma necessidade de competitividade e adequação às tendências de mercado. Diante disso, inserem-se as agências de viagens, empresas que comercializam produtos turísticos, que demandam cada vez mais qualidade e variedade, entre outros atributos determinados por consumidores cada vez mais exigentes. Para a melhor compreensão desse fenômeno, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou verificar qual a percepção de proprietários, gerentes e agentes de viagens sobre a inovação nas agências de viagens do município de Balneário Camboriú, SC. O método utilizado foi o levantamento exploratório de multicasos, com a aplicação de questionário para a coleta dados. Os resultados demonstram que existe uma boa compreensão dos questionados acerca do processo de inovação. Observou-se que a preocupação com a inovação é um desafio no cotidiano organizacional das agências de viagens estudadas, que buscam ofertar novos produtos e serviços para manter-se no mercado turístico, considerado competitivo.Downloads
Publicado
2009-04-13
Como Citar
Machado, D. D. P. N., Dreher, M. T., & Gorni, P. M. (2009). Inovação em Serviços Turísticos: A percepção desse processo em Agências de Viagens. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 4(1). https://doi.org/10.17648/raoit.v4n1.3534
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.