Inovação em Serviços Turísticos: A percepção desse processo em Agências de Viagens

Autores

  • Denise Del Prá Netto Machado
  • Marialva Tomio Dreher
  • Patrícia Monteiro Gorni

DOI:

https://doi.org/10.17648/raoit.v4n1.3534

Resumo

A inovação em serviços surge como uma necessidade de competitividade e adequação às tendências de mercado. Diante disso, inserem-se as agências de viagens, empresas que comercializam produtos turísticos, que demandam cada vez mais qualidade e variedade, entre outros atributos determinados por consumidores cada vez mais exigentes. Para a melhor compreensão desse fenômeno, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou verificar qual a percepção de proprietários, gerentes e agentes de viagens sobre a inovação nas agências de viagens do município de Balneário Camboriú, SC. O método utilizado foi o levantamento exploratório de multicasos, com a aplicação de questionário para a coleta dados. Os resultados demonstram que existe uma boa compreensão dos questionados acerca do processo de inovação. Observou-se que a preocupação com a inovação é um desafio no cotidiano organizacional das agências de viagens estudadas, que buscam ofertar novos produtos e serviços para manter-se no mercado turístico, considerado competitivo.

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Publicado

2009-04-13

Como Citar

Machado, D. D. P. N., Dreher, M. T., & Gorni, P. M. (2009). Inovação em Serviços Turísticos: A percepção desse processo em Agências de Viagens. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 4(1). https://doi.org/10.17648/raoit.v4n1.3534

Edição

Seção

Artigos