Identificação dos elementos do desenvolvimento regional com base em análise de um destino turístico: a Região das Hortênsias (Serra Gaúcha)
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v3n2.3570Resumo
A contextualização espacial do desenvolvimento fundamenta-se no conceito de região, considerando suas diversas classificações. Os estudos dos fatores da delimitação territorial do desenvolvimento são apresentados pelo referencial teórico da geografia econômica e de vários economistas. A visão sistêmica da concentração regional das atividades produtivas é estratégia relevante para entender os fatores que dificultam ou impulsionam o desenvolvimento socioeconômico. Além disso, essa contextualização teórico-espacial possibilita identificar e validar elementos relevantes da realidade das cadeias produtivas e dos aglomerados econômicos. Para a validação dos elementos do referencial teórico e identificação de elementos tácitos, estudam-se experiências da Região das Hortênsias (Serra Gaúcha), principal destino turístico do Rio Grande do Sul, formada pelos municípios de Gramado, Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula.Downloads
Publicado
2008-11-05
Como Citar
Tomazzoni, E. L. (2008). Identificação dos elementos do desenvolvimento regional com base em análise de um destino turístico: a Região das Hortênsias (Serra Gaúcha). REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 3(2). https://doi.org/10.17648/raoit.v3n2.3570
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.