Regionalização do Turismo: Uma Análise Espacial do Arranjo Produtivo Local Rota da Amizade
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v3n4.3583Resumo
A temática deste trabalho é a regionalização do turismo baseado na teoria dos espaços. O campo de estudo adotado foram os municípios pertencentes ao Arranjo Produtivo Local Rota da Amizade, no Oeste catarinense, por ser um projeto em desenvolvimento e servir, portanto, como um caso de pesquisa. O objetivo central foi caracterizar as presenças das categorias espaciais possíveis, com base na localização dos atrativos turísticos no território. Metodologicamente, constitui-se em uma pesquisa de levantamento descritivo-analítico, fundamentada em dados empíricos ou coletados em fontes bibliográficas e documentais. O trabalho, de acordo com o modelo proposto de estudo, evidenciou, em seus resultados, que a região em epígrafe possui quatro centros de distribuição, dois centros de excursão e um centro de estada. Contudo este trabalho teve limitantes nos aprofundamentos relativos à territorialidade, em função da inserção do turismo em áreas utilizadas para outras atividades não-turísticas e questões relativas à hierarquização de fatores.Downloads
Publicado
2009-01-06
Como Citar
Lazzarotti, F., Filippim, M. L., Nodari, L. D. T., Wittmann, M. L., & Feger, J. E. (2009). Regionalização do Turismo: Uma Análise Espacial do Arranjo Produtivo Local Rota da Amizade. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 3(4). https://doi.org/10.17648/raoit.v3n4.3583
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.