A geração Y e o mercado de trabalho: percepções dos alunos do Curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense

Autores

  • Flora Thamiris Rodrigues Bittencourt Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Carolina Lescura de Carvalho Castro Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.17648/raoit.v11n2.4463

Palavras-chave:

Gestão de Pessoas, Mercado de Trabalho, Geração Y, Universidade Federal Fluminense, Curso de Turismo

Resumo

Atualmente nota-se a busca por um modelo de gestão de pessoas capaz de gerenciar a diversidade presente no espaço laboral. Considera-se que as empresas possuem uma pluralidade de indivíduos com características distintas, tais como raça, etnia, gênero, idade, entre outras, que influenciam, de maneira significativa, a dinâmica de suas gestões. Dentre esta diversidade, destaca-se a questão das diferenças geracionais presentes no universo das organizações. Trazendo esses aspectos para a realidade do Turismo, nota-se o quanto é importante compreender como essas gerações, especialmente a geração Y, estão se inserindo no mercado de trabalho. Assim, o objetivo geral deste trabalho é analisar as percepções da geração Y com relação ao mercado de trabalho. Para seu cumprimento, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e empírica, de caráter qualitativo, empregando-se o método do grupo focal aplicado com alunos da Universidade Federal Fluminense. Os principais resultados obtidos foram o singular modo de trabalhar da geração Y dentro das organizações, a incompreensão das demais gerações frente às particularidades e atuações da geração Y no contexto organizacional e o distanciamento existente entre Curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense com a realidade do mercado de trabalho.

Biografia do Autor

Flora Thamiris Rodrigues Bittencourt, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestranda do curso de Administração do programa de pós-graduação em Administração da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Carolina Lescura de Carvalho Castro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora Ajunta do curso de Turismo e do programa de pós-graduação em Turismo da Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

2017-12-04

Como Citar

Bittencourt, F. T. R., & Castro, C. L. de C. (2017). A geração Y e o mercado de trabalho: percepções dos alunos do Curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 11(2), 20–39. https://doi.org/10.17648/raoit.v11n2.4463

Edição

Seção

Artigos