A geração Y e o mercado de trabalho: percepções dos alunos do Curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v11n2.4463Palabras clave:
Gestão de Pessoas, Mercado de Trabalho, Geração Y, Universidade Federal Fluminense, Curso de TurismoResumen
Atualmente nota-se a busca por um modelo de gestão de pessoas capaz de gerenciar a diversidade presente no espaço laboral. Considera-se que as empresas possuem uma pluralidade de indivíduos com características distintas, tais como raça, etnia, gênero, idade, entre outras, que influenciam, de maneira significativa, a dinâmica de suas gestões. Dentre esta diversidade, destaca-se a questão das diferenças geracionais presentes no universo das organizações. Trazendo esses aspectos para a realidade do Turismo, nota-se o quanto é importante compreender como essas gerações, especialmente a geração Y, estão se inserindo no mercado de trabalho. Assim, o objetivo geral deste trabalho é analisar as percepções da geração Y com relação ao mercado de trabalho. Para seu cumprimento, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e empírica, de caráter qualitativo, empregando-se o método do grupo focal aplicado com alunos da Universidade Federal Fluminense. Os principais resultados obtidos foram o singular modo de trabalhar da geração Y dentro das organizações, a incompreensão das demais gerações frente às particularidades e atuações da geração Y no contexto organizacional e o distanciamento existente entre Curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense com a realidade do mercado de trabalho.Descargas
Publicado
2017-12-04
Cómo citar
Bittencourt, F. T. R., & Castro, C. L. de C. (2017). A geração Y e o mercado de trabalho: percepções dos alunos do Curso de Turismo da Universidade Federal Fluminense. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 11(2), 20–39. https://doi.org/10.17648/raoit.v11n2.4463
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.