Gestão da qualidade e o impacto da ISO 9001. Um estudo de caso no Hotel X, Rio de Janeiro, Brasil.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/raoit.v12n2.4891

Palavras-chave:

Excelência Organizacional, Gestão da Qualidade, NBR ISO 9001, Gestão Hoteleira.

Resumo

A gestão da qualidade deve ser utilizada na hotelaria contemporânea como um instrumento para aprimorar resultados organizacionais, vinculando suas operações a patamares de excelência capazes de lhe conceder vantagens e diferenciais competitivos. Não obstante, o diferencial de uma exímia gestão da qualidade pode perpassar pela obtenção de certificações capazes de disseminar – de forma plena, proprietária, permanente e progressiva – os preceitos da qualidade total em toda estrutura organizacional. Neste contexto, a ISO 9001 promove um sistema de gestão que busca a melhoria contínua e sistêmica de processos operacionais e gerenciais, por meio de normativas que tenham como princípios fundamentais o foco no cliente, o engajamento das pessoas, a gestão de relacionamento e a tomada de decisões pautada em evidências. No caso da hotelaria, observa-se um adendo a esta premissa e que é discutida neste trabalho: a necessidade deste sistema não só atender aos anseios dos hóspedes, como também gerar diferenciais competitivos a sua organização. Dito isso, o presente trabalho buscou analisar a gestão da qualidade hoteleira – através de inferências à ISO 9001 – compreendendo sua aplicabilidade em um estudo de caso realizado em um empreendimento hoteleiro no Rio de Janeiro, Brasil. Por meio de análise exploratória, pautada por preceitos quali-quantitativa, pôde-se constatar que a padronização proposta por esta certificação promoveu agilidade, eficiência e eficácia aos processos operacionais deste empreendimento; assegurou segurança, bem-estar e suporte técnico-operacional ao colaborador; e facilitou a disseminação do preceito “qualidade percebida”, auxiliando a fidelização de sua demanda.

Biografia do Autor

Rodrigo Amado dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Instituto de Ciências Sociais Aplicadas Departamento de Economia Doméstica e Hotelaria Área: Turismo

Thamires Ricardo da Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Bacharel em Hotelaria

Gestão da qualidade e o impacto da ISO 9001. Um estudo de caso no Hotel X, Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

2018-12-01

Como Citar

dos Santos, R. A., & da Silva, T. R. (2018). Gestão da qualidade e o impacto da ISO 9001. Um estudo de caso no Hotel X, Rio de Janeiro, Brasil. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 12(2), 22–49. https://doi.org/10.17648/raoit.v12n2.4891

Edição

Seção

Artigos