Gestão da qualidade e o impacto da ISO 9001. Um estudo de caso no Hotel X, Rio de Janeiro, Brasil.
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v12n2.4891Palavras-chave:
Excelência Organizacional, Gestão da Qualidade, NBR ISO 9001, Gestão Hoteleira.Resumo
A gestão da qualidade deve ser utilizada na hotelaria contemporânea como um instrumento para aprimorar resultados organizacionais, vinculando suas operações a patamares de excelência capazes de lhe conceder vantagens e diferenciais competitivos. Não obstante, o diferencial de uma exímia gestão da qualidade pode perpassar pela obtenção de certificações capazes de disseminar – de forma plena, proprietária, permanente e progressiva – os preceitos da qualidade total em toda estrutura organizacional. Neste contexto, a ISO 9001 promove um sistema de gestão que busca a melhoria contínua e sistêmica de processos operacionais e gerenciais, por meio de normativas que tenham como princípios fundamentais o foco no cliente, o engajamento das pessoas, a gestão de relacionamento e a tomada de decisões pautada em evidências. No caso da hotelaria, observa-se um adendo a esta premissa e que é discutida neste trabalho: a necessidade deste sistema não só atender aos anseios dos hóspedes, como também gerar diferenciais competitivos a sua organização. Dito isso, o presente trabalho buscou analisar a gestão da qualidade hoteleira – através de inferências à ISO 9001 – compreendendo sua aplicabilidade em um estudo de caso realizado em um empreendimento hoteleiro no Rio de Janeiro, Brasil. Por meio de análise exploratória, pautada por preceitos quali-quantitativa, pôde-se constatar que a padronização proposta por esta certificação promoveu agilidade, eficiência e eficácia aos processos operacionais deste empreendimento; assegurou segurança, bem-estar e suporte técnico-operacional ao colaborador; e facilitou a disseminação do preceito “qualidade percebida”, auxiliando a fidelização de sua demanda.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.