Entrevista com Margareth Carvalho e Professor Eduardo Vilela

Autores

  • Margareth Carvalho Sebrae/RJ
  • Eduardo Vilela Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.17648/raoit.v12n1.5059

Palavras-chave:

Grandes Eventos, Empreendedorismo, Micro-Empresas,

Resumo

Ao longo dos últimos 4 anos, o Núcleo de Pesquisa em Turismo, coordenado pela professora Deborah Moraes Zouain tem direcionado grande parte dos estudos para investigações relacionadas aos efeitos dos megaeventos esportivos no turismo. Em 2014 foi a vez da Copa do Mundo e em 2016, dos Jogos Olímpicos na cidade do Rio de Janeiro. Muito foi feito e muito ainda temos por fazer. Evidencia-se a necessidade cada vez maior de aproximação dos diferentes atores da sociedade,seja do setor público, privado, universidade e sociedade como um todo para que o turismo possa sim ser trabalhao de forma estratégica para desenvolvimento dos diferentes destinos do Brasil.

Para entender as percepções de diferentes atores em relação a esses efeitos, ao momento que a cidade do Rio de Janeiro vive, assim como oportunidades e desafios para empresários do turismo, num pós-olímpico conturbado por mudanças politicas e econômicas e em um ano que ocorre a Copa 2018 na Rússia, a presente edição da revista conta com duas entrevistas muito interessantes. Uma com a Margareth Carvalho - coordenadora de turismo do Sebrae/RJ – com objetivo de entender mais a percepção de quem atua diretamente com pequenas e médias empresas do turismo na cidade. E uma, com o Professor Eduardo Vilela, professor de turismo da Universidade Federal Fluminense, a fim de observar de forma crítica e construtiva, os desafios para gestores públicos e para o destino como um todo e mais do que isso, para o turismo no Rio de Janeiro - Brasil.

Biografia do Autor

Margareth Carvalho, Sebrae/RJ

Trabalha no Sebrae/RJ há 23 anos e a 5 como coordenadora de Turismo atuando no estado do Rio de Janeiro na implementação de projetos e ações de fortalecimento de micro e pequenas empresas do setor, como também no apoio ao desenvolvimento de destinos turísticos.

É especialista em Gestão Estratégica, Marketing e Inovação pela HSM.

Eduardo Vilela, Universidade Federal Fluminense

Doutorando em Turismo pela Universidade de Aveiro, Portugal. Mestre em Educação pela UFF e graduado em economia pela UFRJ. Professor de Marketing da Faculdade de Turismo da UFF

Downloads

Publicado

2018-06-01

Como Citar

Carvalho, M., & Vilela, E. (2018). Entrevista com Margareth Carvalho e Professor Eduardo Vilela. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 12(1). https://doi.org/10.17648/raoit.v12n1.5059

Edição

Seção

Entrevistas